Categorias: Notícias

Associação de Críticos de Cinema do RS escolhe os melhores filmes do ano

Publicado por

A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul escolheu o premiado Castanha, de Davi Pretto, como o destaque mais importante da produção realizada no Estado em 2014. Além desse, foram apontados também os filmes Boyhood: Da Infância à Juventude, de Richard Linklater, e O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra, como os favoritos da mais recente temporada. Ao todo, vinte e nove críticos de cinema – entre eles jornalistas, pesquisadores e estudiosos – membros da entidade apontaram os melhores do último ano em três categorias: Filme Estrangeiro, Filme Nacional e Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho.

Tradicionalmente, a ACCIRS escolhe o filme, profissional, lugar ou evento que mais movimentou, contribuiu, colaborou ou incentivou o desenvolvimento, a fruição e a promoção da cultura cinematográfica no Rio Grande do Sul. Em 2014, os críticos de cinema dedicam o Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho ao longa Castanha, de Davi Pretto. Outros destaques citados foram as animações Até que a Sbórnia nos Separe, de  Otto Guerra e Ennio Torresan Jr, e As Aventuras do Avião Vermelho, de Frederico Pinto e José Maia, além do documentário O Mercado de Notícias, de Jorge Furtado.

O americano Boyhood: Da Infância à Juventude, dirigido por Richard Linklater, conquistou, em 2014, o Prêmio de Melhor Direção no Festival de Berlim e é um dos favoritos ao próximo Oscar. Na votação da ACCIRS, Boyhood foi consagrado como o Melhor Longa do ano, vencendo uma disputa que incluía ainda O Lobo de Wall Street, de Martin Scorsese, e o drama romântico Ela, de Spike Jonze.

No cinema nacional, o vencedor foi O Lobo Atrás da Porta, dirigido por Fernando Coimbra. Premiado como Melhor Filme e Melhor Atriz (Leandra Leal) no Festival do Rio 2013, também foi selecionando para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e é o primeiro longa-metragem de Fernando Coimbra. Os demais títulos lembrados foram Praia do Futuro, de Karim Aïnouz, e Quando Eu Era Vivo, de Marco Dutra.

Confira os premiados:

Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho: Castanha, de Davi Pretto

Melhor Longa Estrangeiro: Boyhood: Da Infância à Juventude, de Richard Linklater

Melhor Longa Brasileiro: O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra

(Fonte: Phosphoros Novas Ideias)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)