Várias entidades, entre elas a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles (que organiza o Oscar), vem sendo obrigadas pelo clamor popular a prestar atenção à diversidade e criar mecanismos para seus quadros serem representativos de uma pluralidade social. Pois bem, a Hollywood Foreign Press Association, associação que reúne correspondentes estrangeiros em Hollywood e cuja ação mais conhecida é a outorga dos Globo de Ouro, anunciou que uma votação acontecida nesta quinta-feira, 06, foi o pontapé inicial à diversificação de seu colegiado. Setenta e dois associados votaram a favor das mudanças e apenas três foram contrários: “A votação esmagadora de hoje para reformar a Associação reafirma nosso compromisso com a mudança. É por isso que tomamos algumas medidas que nos permitirão progredir rapidamente. Entendermos a urgência e a questão da transparência, por isso atualizaremos constantemente os membros à medida que avançamos, no sentido de tornar nossa organização mais inclusiva e diversa”, disse o presidente da HFPA, Ali Sar, em um comunicado enviado à imprensa.

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Uma carta havia sido enviada aos membros no começo da semana em que a diretoria apresentou um plano para aumentar a inclusão de pessoas não brancas entre os associados. O documento também menciona restrições aos presentes que os votantes poderiam receber de estúdios e outros elementos da indústria, bem como ao pagamento que os integrantes dos comitês porventura recebam por seus trabalhos. Recentemente, o jornal Los Angeles Times publicou uma matéria em que apontou a inexistência da admissão de membros negros na Hollywood Foreign Press Association há mais de 20 anos. A ideia da entidade é incorporar 20 novos nomes em 2021, com foco exatamente em novos integrantes negros. De grão em grão, a galinha enche o papo, não é mesmo?

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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