20200501 rishi kapoor papo de cinema

Um dos atores mais populares da Índia, Rishi Kapoor morreu nesta quinta-feira, 30 de abril, aos 67 anos, num hospital na cidade de Mumbai, depois de uma batalha árdua de mais de dois anos contra a leucemia. De acordo com a família, ele foi internado na quarta-feira, 29, e não resistiu às debilidades ocasionadas pelo câncer. Kapoor tinha retornado ao seu país natal em setembro de 2019 depois de passar mais de um ano nos Estados Unidos em tratamento intensivo. Sua carreira conta com mais de 90 créditos em filmes bastante célebres de Bollywood, apelido dado à idiossincrática indústria do cinema indiano. Aliás, a ligação com o cinema está no sangue, quase como algo a ser passado de geração em geração. Seu pai, Raj Kapoor, e seu avô, Prithviraj Kapoor, eram decanos de Bollywood.

LEIA MAIS
Morre Irrfan Khan, astro indiano de As Aventuras de Pi e Jurassic World
Morre a atriz Shirley Knight aos 83 anos
Rubem Fonseca morre aos 94 anos no Rio de Janeiro

“Ele permaneceu jovial, alegre e determinado a viver o máximo durante os dois anos de tratamento realizado em dois continentes. Família, amigos, comida e filmes continuaram sendo o foco de Rish e todos que o conheceram ficaram surpresos com o fato dele não ter deixado a doença tirar o seu melhor”, conforme consta na nota que a família enviou à imprensa local.

Na juventude, Rishi Kapoor estrelou várias comédias românticas bollywoodianas. Aliás, foi um grande acontecimento nacional o anúncio de que ele se casaria com Nitu Singh, atriz que interpretou seu par romântico em tantos desses sucessos. Na última década a carreira do veterano teve um renascimento, quando ele passou a assumir importantes papeis coadjuvantes. Ranbir Kapoor, filho dele e de Nitu, é atualmente um dos principais nomes de Bollywood, o que atesta a continuidade de uma tradição artística na família. Colegas famosos de Rishi Kapoor manifestaram pesar por sua morte. Amitabh Bachchan twittou : “Rishi Kapoor se foi … acabou de falecer … estou destruído”. Já Priyanka Chopra escreveu, também em sua conta pessoal do Twitter: “A morte de Kapoor é o fim de uma Era. Rishi, senhor, seu coração sincero e seu talento incomensurável nunca serão encontrados novamente”.

20200501 nitu singh papo de cinema
Nitu Singh contracenando com Rishi Kapoor
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *