(FILES) In this file photo taken on February 6, 2019 French actor and film director Jacques Perrin poses during a photo session after joining the section dedicated to the artistic creation in cinema and audiovisual fields of the Academy of Fine Arts (Academie des Beaux-Arts), part of the five academies of the Institut de France in Paris. - Actor and director Jacques Perrin died at the age of 80 announced the family to AFP, on April 21, 2022. (Photo by Eric Feferberg / AFP)
O ator e produtor francês Jacques Perrin morreu nesta quinta-feira, 21, aos 80 anos. De acordo com a família, ele “se foi pacificamente e de causas naturais”. Talvez, boa parte do público conheça Jacques Perrin por sua participação no popular Cinema Paradiso (1988) – no qual vive o cineasta que conta a sua história desde a infância. No entanto, se ater basicamente a isso seria reduzir uma carreira que contou com mais de 70 longas-metragens e colaborações com alguns dos mais importantes cineastas dos anos 1960/70/80. No início dos anos 1960, quando ainda era adolescente, foi escolhido por Valério Zurlini para ser o protagonista masculino de A Moça com a Valise (1961), no qual contracenou com nada menos do que Claudia Cardinale. Seu desempenho nesse filme é frequentemente citado como uma referência para a representação de uma adolescência melancólica, ao contrário de outros retratos mais solares desse período de transição marcado por inúmeras questões.
LEIA MAIS
William Hurt, ator vencedor do Oscar, morre aos 71 anos
Sally Kellerman, atriz indicada ao Oscar, morre aos 84 anos
Cineasta Geraldo Sarno Morre aos 83 anos
Também colaborando com Zurlini, Jacques Perrin estrelou ao lado de Marcello Mastroianni o não menos triste e impactante Dois Destinos (1962) e o grandioso O Deserto dos Tártaros (1976). Jacques Perrin também teve papeis marcantes em filmes de Claude Chabrol – A Linha de Demarcação (1966) –, Jacques Demy – Duas Garotas Românticas (1967) e Pele de Asno (1970) –, Costa-Gavras – Z (1969). Seu último trabalho no cinema foi em Goliath (2022), de Frédéric Tellier.