Morreu nesta segunda-feira, 21, o ator francês Michael Lonsdale, aos 89 anos. A informação foi divulgada por seu agente à AFP. A causa da morte não foi revelada. Ao longo de 60 anos de carreira, o astro foi creditado em mais de 240 obras, entre produções para o cinema e para a televisão, faladas em inglês e francês.
LEIA MAIS
Estrela de Game of Thrones, Diana Rigg morre aos 82 anos
Astro de Kojak, Kevin Dobson morre aos 77 anos
Vencedor do Oscar, cineasta checo Jiri Menzel morre aos 82 anos
Nascido em Paris, em 1931, da relação ilegítima entre um oficial inglês e uma francesa, Lonsdale cresceu em Londres e no Marrocos, onde, em 1942, soldados americanos lhe mostraram o cinema. Na juventude, estudou pintura antes de se dedicar à atuação. Iniciou sua carreira como ator de teatro e debutou no cinema com a comédia C’est arrivé à Aden… (1956).
Viria a se destacar internacionalmente por seu trabalho na telona somente nos anos 1970, época em que estrelou o drama criminal O Dia do Chacal (1973), pelo qual foi indicado ao prêmio BAFTA, e a grande produção 007 Contra o Foguete da Morte (1979), no qual interpretou o popular vilão Hugo Drax. Também é conhecido pelo grande público por seu trabalho em Ronin (1998), ao lado de Robert De Niro e Jean Reno, e Munique (2005), premiado longa de Steven Spielberg. Seu último longa foi Sculpt (2016), no qual aparece ao lado de Willem Dafoe e Charlotte Rampling, entre outros. Desde então, se mantinha afastado das telas.