Categorias: CelebridadesNotícias

Ator Granville Adams, da série Oz, morre aos 58 anos

Publicado por
Marcelo Müller

O ator norte-americano Granville Adams morreu neste domingo, 10, aos 58 anos, após uma longa e penosa batalha contra o câncer. O grande destaque de sua carreira artística foi na aclamada série Oz (1997-2003). Ele esteve presente nas seis temporadas do programa, num total de 48 episódios, interpretando Zahir Arif, personagem preso por porte de objetos roubados que se converte ao islamismo na cadeia, logo se tornando um dos detentos mais calmos do local. Tom Fontana, showrunner e produtor executivo do programa, lamentou a partida do amigo em sua conta oficial do Instagram: “Boa noite, doce príncipe / e que bandos de anjos cantem para que você descanse”.

LEIA MAIS
Diretor de Um Lugar Chamado Notting Hill, Roger Michell morre aos 65 anos
Atriz e humorista Marina Miranda morre aos 90 anos
Destaque de Sex and the City, Willie Garson morre aos 57 anos

No começo de 2021, ele e o ator Dean Winters, outra estrela de Oz, lançaram uma campanha de financiamento coletivo para ajudar a família de Granville Adams que enfrentava uma batalha financeira em decorrência dos altos custos do tratamento: “Como muitos de vocês sabem, nosso amigo e irmão Granville Adams foi diagnosticado com câncer. Em apenas alguns meses as contas médicas dispararam a níveis astronômicos. Ele não só tem que lutar contra essa doença cruel, mas agora tem que se defender das contas do hospital que a seguradora se recusa a pagar … Queremos nos reunir e mostrar nosso amor a Granville pagando as contas deste trimestre, dando apoio concreto a Granville em sua luta contra esta doença viciosa”. A meta de U$S 69,5 mil foi superada com a arrecadação de US$ 99,8 mil. Granville Adams também participou dos elencos dos filmes Homicídio: Vida na Rua (2000) e Império (2002). Em 2007 ele foi acusado de homicídio culposo depois de brigar numa casa noturna. O advogado do ator alegou legítima defesa e a promotoria não reuniu provas contrárias suficientes, então ele foi liberado.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.