O ator João Carlos Barroso morreu nesta segunda-feira, 12, aos 69 anos, em decorrência de um câncer de pâncreas contra o qual lutava há algum tempo. O colega Mario Cesar Nogueira falou sobre a morte do amigo. “É com imensa tristeza que recebo esta notícia. Nosso grande amigo. João Carlos Barroso – Barrosinho, colega de profissão e de grandes lutas. Parceiro de futebol dos artistas inúmeras vezes, nos deixou. Que Deus o receba em seu reino de luz. Meus sentimentos à família”. João iniciou a carreira artística na infância, descoberto ao acaso quando jogava futebol na rua. Sua estreia nos cinemas se deu em 1961, em Pedro e Paulo, coprodução argentino-brasileira ao lado de Jardel Filho, Francisco Cuoco e Jece Valadão. No ano seguinte estreou no teatro e em 1963 foi uma das estrelas da dublagem do filme A Espada Era a Lei.
LEIA MAIS
Cineasta francês Jean-Pierre Mocky morre aos 86 anos
Ruth de Souza morre aos 98 anos no Rio de Janeiro
Ator Rutger Hauer morre aos 75 anos
Guiga, sobrinha do ator, fez uma postagem em sua conta pessoal do Instagram lamentando a morte do tio. “Pessoa mais bondosa e carinhosa que já conheci. Obrigada pela sua generosidade de alma, pelos seus sorrisos largos, abraços e pelo seu imenso carinho! O céu está em festa aguardando a sua chegada hoje ao som de Dire Straits, com muito futebol, cantoria e sorrisos! A saudade é eterna e você mora pra sempre em nossos corações!”.
Figurinha carimbada na televisão, João Carlos Barroso integrou o elenco de humorísticos como Zorra Total e Os Trapalhões. No que diz respeito às novelas, seus papeis mais celebrados foram o Tavico de Estúpido Cupido (1976) e o Toninho Jiló de Roque Santeiro (1985). Ele esteve presente em alguns momentos históricos da televisão brasileiro, como na primeira novela exibida em cores, O Bem-Amado (1973), de Dias Gomes, na qual viveu Eustórgio, filho do personagem antológico de Lima Duarte, o Zeca Diabo. Seu último papel televisivo foi em Sol Nascente (2016), novela exibida na Rede Globo, em que interpretou o delegado Mesquita.
O velório de João Carlos Barroso acontecerá nesta quarta-feira, 14, a partir das 11h30, no cemitério São João Batista, na zona sul do Rio. O enterro está marcado para às 13h30.