Solidão, depressão, suicídio. Estes temas não costumam ser associados ao ambiente escolar, sobretudo entre adolescentes às vésperas de realizarem o ENEM e decidirem seus futuros profissionais. No entanto, no documentário Atravessa a Vida (2020), que estreia dia 14 de janeiro nos cinemas, o cineasta João Jardim investiga a imagem que estes jovens possuem da vida adulta, e como se relacionam com os pais.
O diretor frequentou aulas de filosofia e história, entre outras disciplinas, no Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, em Simão Dias, cidade do interior do Sergipe. Ao longo dos meses, traçou um retrato íntimo das expectativas e dúvidas da juventude brasileira, passando pela percepção da política num país polarizado. O vídeo abaixo, em exclusividade no Papo de Cinema, destaca a complexidade dos temas abordados.
“A escola se torna um espaço de convivência e de afeto. O olhar humanista possui o mérito de se comunicar com os adolescentes de igual para igual, escutando o que tenham a dizer com atenção, sem estabelecer qualquer forma de superioridade”. Leia a crítica completa sobre Atravessa a Vida, e descubra nossa entrevista com João Jardim.
LEIA MAIS
A Garota Invisível :: Briga invade sala de aula em cena da comédia romântica (Exclusivo)
Irmãos à Italiana :: Trailer mostra o violento mundo adulto pelos olhos de uma criança (Exclusivo)
Os Segredos do Castelo :: “Todos nós merecemos morrer”, revela cena do suspense (Exclusivo)