A atriz Eva Todor morreu na manhã deste domingo, 10, aos 98 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de uma pneumonia. Ela estava afastada da televisão desde 2012, quando foi diagnosticada com Mal de Parkinson. Seu último trabalho regular na telinha foi na novela Salve Jorge (2010). Após isso, até afastar-se definitivamente do trabalho, ela fez apenas participações especiais.
Eva nasceu na Hungria, filha de judeus ligados ao meio artístico. Ela começou ainda criança a vida nos palcos, como bailarina na Ópera Real de Budapeste. Por conta das dificuldades enfrentadas na Europa pós-Primeira Guerra Mundial, a família dela migrou para o Brasil em 1929. No ano seguinte, Eva já retomava a carreira no Rio de Janeiro.
Foram mais de 80 anos dedicados à arte. No cinema, Eva Todor estreou em 1960, no filme Os Dois Ladrões, produção de Carlos Manga, um dos últimos êxitos das chanchadas, movimento que já vivia seu ocaso. Seu último trabalho nas telonas foi em Meu Nome Não é Johnny (2008). Eva Todor era viúva e não deixa filhos.
(Fonte Redação PdC)