20190219 avatar papo de cinema

Interrompida desde o meio do mês de março, a produção das sequências de Avatar (2009) está prestes a recomeçar na Nova Zelândia. O produtor Jon Landau e o diretor James Cameron vão precisar se apressar para manterem o prazo do fim de 2020, quando pretendiam encerrar os sets de filmagens dos quatro novos filmes, realizados ao mesmo tempo. Os anos seguintes seriam dedicados aos extensos trabalhos de efeitos especiais, efeitos sonoros, mixagem etc.

O projeto é tão arriscado quanto megalomaníaco: Avatar 2 (2021), Avatar 3 (2023), Avatar 4 (2025) e Avatar 5 (2027) têm custo total de US$1 bilhão, o que representa exorbitantes US$250 milhões por filme. A quantia é ainda mais surpreendente quando se pensa que a filmagem simultânea deveria diminuir os custos, devido à reutilização de cenários, objetos e à permanência da equipe.

A retomada das filmagens é possível graças à impressionante gestão da pandemia de coronavírus pela Nova Zelândia. O país se tornou um dos mais seguros, enquanto a Primeira Ministra, Jacinda Ardern, conquistou o posto de líder mais popular do mundo, como atesta uma pesquisa recente. O país também serviu de cenário para outras sagas cinematográficas, a exemplo de O Senhor dos Anéis (2001 – 2003).

 

20200522 avatar 2 papo de cinema
Foto das filmagens da saga Avatar, divulgada por Jon Landau

 

“Nossos sets de Avatar estão prontos, e não poderíamos estar mais empolgados de voltar à Nova Zelândia na próxima semana. Confiram o Matador, uma embarcação de alta velocidade (abaixo) e a lancha Picador (acima). Mal posso esperar para mostrar mais”, publicou Landau nas redes sociais.

Parte significativa das filmagens, a exemplo da imagem acima, ocorre dentro dos estúdios Wellington Stone Street.

LEIA MAIS
Matt Damon recusou papel principal em Avatar
Vingadores: Ultimato bate Avatar e se torna o filme de maior bilheteria da história
Avatar 2 :: James Cameron revela detalhes da aguardada sequência

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *