20190219 avatar papo de cinema

Os tempos andam estranhíssimos para o mundo do cinema desde o começo da pandemia de Covid-19. Com o fechamento das salas e o adiamento das maiores produções de 2020, o circuito anda perdido quanto às estratégias de lançamento e recuperação financeira. Por exemplo, O Mundo em Caos, grande produção de ficção científica estrelada por Tom Holland e Daisy Ridley, acumula apenas US$ 11,9 milhões mundialmente após duas semanas em cartaz.

No entanto, a notícia mais surpreendente relacionada às bilheterias se encontra no topo do faturamento internacional. Durante anos, Avatar (2009) se consagrou como a maior arrecadação da história do cinema (sem considerar o ajuste para a inflação). No entanto, a estreia de Vingadores: Ultimato (2019) mudou a liderança: a produção de super-herói esticou sua permanência nos cinemas e promoveu alterações mínimas no relançamento apenas para alcançar o recorde de Avatar e assumir o topo.

LEIA MAIS
James Cameron afirma que Avatar 2 está todo filmado e que o 3 está quase lá
Vingadores: Ultimato bate Avatar e se torna o filme de maior bilheteria da história
The Eight Hundred :: China é responsável pela maior bilheteria de 2020

 

20200522 avatar papo de cinema 1200

 

2021 acaba de trazer uma reviravolta a essa história: na ausência de grandes títulos para ocupar as salas de cinema chinesas (onde a pandemia está mais controlada), a Disney decidiu relançar Avatar, que acaba de conquistar mais US$ 12 milhões no último fim de semana, podendo aumentar este faturamento nos próximos dias. Com esta quantia, a fantasia volta a assumir a liderança do ranking mundial.

Atualmente, Avatar soma US$ 2,81 bilhões em primeiro lugar, contra US$ 2,79 bilhões de Vingadores: Ultimato. O top 5 é completado por Titanic (US$ 2,47 bilhões), Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (US$ 2,06 bilhões) e Vingadores: Guerra Infinita (US$ 2,04 bilhões). Estes são os únicos cinco títulos a ultrapassarem a marca de US$ 2 bilhões.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *