20230703 avenida beira mar papo de cinema copia

O filme brasileiro Avenida Beira-Mar foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, evento que aconteceu de 07 a 15 de junho no México. Ele recebeu a estatueta de Melhor Direção da Mostra Competitiva de Longas Ibero-americanos de Ficção e ainda garantiu uma menção honrosa no Prêmio Maguey, voltado exclusivamente a narrativas que abordam o universo LGBTQIAP+. O longa-metragem dirigido por Maju de Paiva e Bernardo Florim (foto abaixo) trata da amizade entre Rebeca (Milena Pinheiro) e Mika (Milena Gerassi), duas pré-adolescentes que se tornam  inseparáveis. Andrea Beltrão interpreta a mãe de Rebeca enquanto Isabel Teixeira vive a mãe de Mika. A trama coloca em discussão a diversidade de gênero pela perspectiva da infância. Confira abaixo o trailer da produção.

20240618 avenida beira mar papo de cinema 2

LEIA MAIS
Avenida Beira-Mar :: Começam as filmagens do longa estrelado por Andréa Beltrão
Festival Curta Cinema 2024 :: Engole o Choro é o grande vencedor
XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema :: No Rastro do Pé de Bode é o grande vencedor

O elenco ainda conta com Ângela Rebello, Emiliano Queiroz, Cesar Augusto, Analu Prestes, Bruno Bernardini, Dinho Valladares, Daniel Breda, Pedro Enrico Madruga, Tayê Couto e Aline Bourseau. Antes mesmo de ter a sua première mundial no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, Avenida Beira-Mar vinha trilhando bons caminhos em suas etapas de desenvolvimento. O projeto foi vencedor na categoria Melhor Roteiro de Longa-Metragem do FRAPA, obteve o segundo lugar no Prêmio Cabíria e foi selecionado pelo Lab. Novas Histórias 2018. Em 2020, recebeu o prêmio Selo Elas Cabíria e, em 2021, foi selecionado para o workshop Produire au Sud (Festival des 3 Continents), em Nantes, na França. O longa-metragem tem estreia prevista para o segundo semestre nas telonas brasileiras.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *