A revista francesa Cahiers du Cinéma, uma das mais prestigiosas vitrines para o cinema de autor no mundo, divulgou sua tradicional lista de melhores filmes do ano. O primeiro lugar é ocupado por Imagem e Palavra (2019), colagem proposta por Jean-Luc Godard sobre nossa relação com as imagens, especialmente os registros violentos de guerras.
O Brasil está contemplado com Bacurau (2019), de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho. A mistura entre faroeste, drama social e ficção científica, sucesso de crítica tanto no nosso país quanto na França, aparece na quarta colocação. A menção pelos franceses coroa uma trajetória aclamada, visto que o filme nacional também venceu o prêmio do júri no último Festival de Cannes.
A lista tem sido criticada por escolher apenas filmes dirigidos por homens, privilegiando os autores consagrados (Godard, Scorsese, Eastwood, Almodóvar), mas a Cahiers mantém a tradição de defender os nomes que sempre foram queridos pela redação. Além disso, a abertura a Kleber Mendonça, Ladj Ly e Nadav Lapid demonstra o interesse em novas propostas estéticas. É interessante notar que a revista inclui os vencedores dos três principais festivais de cinema: Cannes (Parasita), Berlim (Synonymes) e Veneza (Coringa).
Confira os dez melhores do ano segundo a revista:
LEIA MAIS
Top 2019 :: Os Melhores Curtas Brasileiros do Ano
Top 10 :: Os Melhores Filmes Brasileiros de 2019
Top 10 :: Os Melhores Filmes de 2019