A trajetória americana de Bacurau (2019) tem sido, no mínimo, curiosa. Lançado nos cinemas locais em 6 de março, o filme brasileiro encarou de imediato um fim de semana onde os casos de coronavírus nos Estados Unidos começaram a explodir – o que, obviamente, prejudicou bastante sua bilheteria. Ao término da semana de estreia, os cinemas começaram a fechar e, com isso, Bacurau saiu de cartaz. Com apenas US$ 58 mil arrecadados.
Sem salas de exibição disponíveis, o longa dirigido por Kleber Mendonça Filho integrou então um projeto até então inédito, chamado Kino Marquee. Através dele, o público poderia comprar ingressos nas salas de cinema e, com isso, receber Bacurau para assistir online. Por mais que a exibição seja em casa, com tal iniciativa as próprias salas passaram a contar com alguma fonte de receita, neste período em que estão fechadas.
De início, a exibição de Bacurau através dos “cinemas virtuais” contou com apenas 11 salas participantes. O interesse foi tamanho que, pouco a pouco, o circuito ampliou: já são 200 as que “exibem” o longa brasileiro. O próximo a integrar o catálogo será o drama Você Não Estava Aqui (2019), de Ken Loach, também exibido no Festival de Cannes 2019.
“Esta proposta está funcionando, o que é bem excitante para nós”, disse Richard Lorber, responsável pelo Kino Marquee. “Esta receita não alcança o que se faturaria com a exibição física, mas pode chegar a tanto com o tempo. O que basicamente oferecemos é que as salas continuem funcionando com algum faturamento via streaming e, assim, mantenham a visibilidade e valores aos seus clientes e apoiadores.”
Ao menos por enquanto, não há previsão sobre uma iniciativa do tipo no Brasil.
Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)
- Uma História de Família - 28 de outubro de 2021
- A Verdade - 3 de setembro de 2021
- Loucura do Tempo - 6 de abril de 2021
Deixe um comentário