Categorias: NotíciasPremiações

BAFTA 2025 :: Entenda a premiação e a conexão com o Oscar

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Ao lado do Globo de Ouro, Critics Choice Awards e outras premiações, o BAFTA é um dos grandes termômetros do Oscar. Na última quarta-feira, 15, foram revelados os indicados ao cobiçado prêmio do audiovisual britânico. Mas o troféu suscita reflexões: qual é o papel histórico e atual do BAFTA no cenário internacional? De que maneira suas escolhas influenciam os rumos da temporada de premiações? E quais surpresas e ausências dessa edição? Siga o fio e saiba mais!

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

BAFTA: HISTÓRICO

Fundado em 1947 como British Film Academy, o BAFTA nasceu com o objetivo de celebrar as conquistas do cinema britânico em um cenário global. Ao longo das décadas, a premiação se expandiu para reconhecer também o talento em TV, games e outras formas de expressão, consolidando-se como uma das instituições culturais mais respeitadas do mundo. Com seu icônico troféu dourado em forma de máscara, o BAFTA não apenas reflete a excelência artística do Reino Unido, mas também serve como um espaço para promover a diversidade e fomentar diálogos sobre o futuro da indústria criativa.

BAFTA: CONEXÃO COM O OSCAR

Ao longo dos anos, o BAFTA se consolidou como um norte para o Oscar, criando uma conexão direta entre as premiações britânica e estadunidense. Muitos dos vencedores do BAFTA acabam se destacando nas principais categorias do Oscar, refletindo a afinidade das escolhas de ambas as instituições. Embora as características culturais e o público das duas premiações sejam distintos, o BAFTA frequentemente antecipa tendências e revela favoritos.

BAFTA

Para se ter uma ideia, Gandhi (1982), O Paciente Inglês (1996), Gladiador (2000), O Discurso do Rei (2010), e Nomadland (2020) são alguns do filmes que venceram, em diferentes décadas, a categoria de Melhor Filme tanto no Oscar como no BAFTA. Além disso, a proximidade das cerimônias cria um ambiente de intensa especulação, com a premiação britânica funcionando como um estágio preparatório para os artistas que almejam o cobiçado prêmio da Academia.

BAFTA 2025: SURPRESAS

Emília Pérez garantiu nada menos que 11 indicações ao BAFTA 2025, gerando surpresas, especialmente considerando a polêmica em torno do filme. Lançado com grande expectativa, o longa, que mistura drama e comédia musical, enfrenta críticas relacionadas à apropriação cultural e à representação trans no papel principal. Apesar das discussões sobre o tema tomarem proporções significativas, o projeto conseguiu se destacar, com Karla Sofía Gascón recebendo reconhecimento por sua atuação.

LEIA MAIS
Emilia Pérez :: Entenda a polêmica em torno do filme escolhido pela França para o Oscar 2025

Em contraste, Fernanda Torres, que recebeu um Globo de Ouro por sua performance em Ainda Estou Aqui (que foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro), ficou de fora das indicações ao BAFTA. Em seu lugar, nomes como Cynthia Erivo, por Wicked, e Saoirse Ronan, por The Outrun, foram lembrados. A ausência de Torres, mesmo com seu prêmio recente, pode ser vista como uma decepção. Para chegar ao Oscar, Fernanda terá de repetir o feito de atrizes como Kristen Stewart, de Spencer, e Michelle Williams, de Os Fabelmans, que, em 2022 e 2023, foram indicadas ao Oscar sem passar pelo BAFTA.

CONFIRA TAMBÉM
Podcast #175 :: Fernanda Torres
– Podcast #166 :: Ainda Estou Aqui

Apesar do Globo de Ouro, Fernanda Torres está fora do BAFTA

Outra surpresa foi Nicole Kidman. Apesar do desempenho da atriz em Babygirl ter lhe rendido destaque em troféus como o Globo de Ouro, Satellite Awards e National Board of Review, ela não estará no BAFTA. Essas discrepâncias, vale lembrar, revelam como as duas premiações podem ter critérios distintos e preferências diferentes, levando a escolhas que nem sempre coincidem.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast #174 :: Babygirl

LEIA MAIS
Nepo baby :: Fernanda Torres é ou não um exemplo? Entenda a polêmica
O que vem por aí? 10 festivais brasileiros de cinema para ficar de olho em 2025

Gostou do conteúdo sobre o BAFTA? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br