Prestes a chegar aos cinemas, Barbie (2023) se tornou a maior pré-venda da história da Warner Bros. no Brasil. Alavancado por uma agressiva campanha de marketing e por um engajamento enorme nas redes sociais, o longa-metragem da boneca mais conhecida do mundo derrotou títulos das sagas Batman e Animais Fantásticos que antes detinham esse recorde. Infelizmente, o estúdio não forneceu os tais números, mas recentemente o site Omelete informou que, de acordo com o Ingresso.com, o longa estrelado por Margot Robbie e dirigido por Greta Gerwig superou as expectativas de pré-venda em 166%, tornando-se a maior de 2023 no Brasil até o momento. Vale lembrar que no elenco da produção estão também Ryan Gosling, Helen Mirren, Will Ferrell, Emma Mackey, Kate McKinnon, Simu Liu, Kingsley Ben-Adir, Michael Cera, Alexandra Shipp, Issa Rae e a cantora Dua Lipa.
LEIA MAIS
Barbie :: Aguardado filme com Margot Robbie e Ryan Gosling ganha trailer
Tudo o que sabemos até agora sobre o filme da Barbie
Barbie :: Anunciada a diretora do filme com Margot Robbie
Fenômenos estrangeiros de pré-venda como Barbie acendem um alerta quanto à possível ocupação ostensiva das nossas salas de cinema por produtos de fora, um tópico fundamental se quisermos pensar numa indústria brasileira sustentável. Até o fechamento dessa matéria, a Warner Bros. não havia anunciado a quantidade de cópias que o filme terá no Brasil, mas até mesmo por essa informação do recorde batido podemos imaginar que a partir desta quinta-feira, 20, na esmagadora maioria dos cinemas teremos em cartaz o longa-metragem da boneca da Mattel. Isso significa o quê? Que a concorrência diminui. Se comparado especialmente aos filmes brasileiros, Barbie tem um investimento desproporcional em divulgação (o que já desnivela a concorrência) e uma ocupação ostensiva das salas de cinema limita ainda mais a capacidade de escolha dos espectadores. Vamos seguir acompanhando.