20200803 belas artes a la carte papo de cinema 800

O Belas Artes à la Carte, serviço de streaming focado nos clássicos e no cinema independente, divulgou as 16 novidades que serão incorporadas ao acervo no mês de agosto. Filmes franceses de Bertrand Tavernier e Yves Boisset estarão disponíveis, assim como uma raridade do cineasta Derek Jarman e produções contemporâneas de William Friedkin e Nicolas Winding Refn.

Além disso, agosto marca o início da retrospectiva Wim Wenders, incluindo os aclamados O Amigo Americano (1977), Tokyo-ga (1985) e Tão Longe, Tão Perto (1993). Os títulos podem ser acessados mediante assinatura mensal, junto de diversas outras produções no catálogo. Descubra as estreias do mês:

 

20200803 belas artes a la carte 6 de agosto papo de cinema 750

6 de agosto

Killer Joe: Matador de Aluguel (2011): William Friedkin, diretor de O Exorcista (1973), cria uma história sangrenta na qual Matthew McConaughey interpreta um assassino encarregado de matar a mãe de seu cliente, até se apaixonar pela irmã deste. Confira a nossa crítica.

O Atentado (1972): Esta trama política envolvendo rebeldes africanos, a CIA e o serviço secreto francês reúne alguns dos maiores atores da França, como Michel Piccoli e Jean-Louis Trintignant. A direção é de Yves Boisset.

Um Sonho de Domingo (1984): Um pintor idoso está acostumado a receber as família em casa durante o fim de semana, até o dia em que a filha distante da família decide aparecer, sem avisar, e provoca conflitos no encontro. Dirigido por Bertrand Tavernier.

Caravaggio (1986): O ousado diretor Derek Jarman efetua a biografia de um artista igualmente revolucionário em sua época. O pintor é retratado desde a infância até a consagração, sendo detalhado pela orientação sexual e sua relação com a religiosidade.

 

20200803 belas artes a la carte 13 de agosto papo de cinema 750

13 de agosto

O Amigo Americano (1977): Um dos grandes clássicos de Wim Wenders coloca um assassino de aluguel na rota de um paciente de câncer terminal. Ambos precisam de dinheiro desesperadamente, mas sem experiência, colocam o plano a perder. Com Dennis Hopper e Bruno Ganz.

Perdas e Danos (1992): O drama erótico de Louis Malle aproxima a jovem Juliette Binoche de Jeremy Irons. Ele interpreta um político ambicioso que inicia um relacionamento extraconjugal com a noiva de seu filho. Mesmo quando o segredo corre o risco de vir à tona, os dois não conseguem interromper os encontros.

A Copa (1999): Esta rara coprodução entre Butão e Austrália mostra a vida de um monge fascinado por futebol. Quando chega a Copa do Mundo de 1998, ele precisa bolar um plano para se esconder dos mestres e assistir às partidas preferidas. O futebol brasileiro desempenha papel importante na trama dirigida por Khyentse Norbu.

Longe Dela (2006): Acostumada aos dramas familiares, a diretora Sarah Polley traz a história de um casal idoso, cuja esposa começa a manifestar os sintomas de Alzheimer. Em pouco tempo, ela sequer se lembra do marido, e começa a desenvolver sentimentos por outro paciente da clínica onde é internada.

 

20200803 belas artes a la carte 20 de agosto papo de cinema 750 1

20 de agosto

De Quem É o Sutiã? (2018): Esta inesperada comédia do Azerbaijão apresenta, sem um diálogo sequer, a história de um maquinista de trem às vésperas da aposentadoria. Quando o veículo leva por acidente um sutiã pendurado no varal, o homem decide vasculhar a cidade em torno da dona. Confira a nossa entrevista com o diretor Veit Helmer.

Assédio (1998): Thandie Newton e David Thewlis foram muito elogiados por suas atuações no drama de Bernardo Bertolucci. Eles interpretam um pianista britânico e sua empregada doméstica, uma mulher recém-imigrada da África. Aos poucos, nasce entre a dupla uma história de amor.

Drive (2011): O diretor Nicolas Winding Refn começou a parceria com o ator Ryan Gosling nesse suspense sobre um excelente motorista encarregado de levar assaltantes aos locais dos roubos, e depois escapar da polícia. No entanto, a paixão por uma vizinha (Carey Mulligan) o faz questionar o perigoso trabalho.

Tokyo-ga (1985): O diretor Wim Wenders demonstra a sua paixão pelo veterano Yasujiro Ozu ao visitar a cidade natal do japonês, em busca da inspiração. No entanto, chegando ao local, descobre uma comunidade muito mais apegada aos bens materiais do que poderia imaginar.

 

20200803 belas artes a la carte 27 de agosto papo de cinema 750

27 de agosto

Tão Longe, Tão Perto (1993): Nesta sequência de Asas do Desejo (1987), Wim Wenders imagina a história de um anjo que quebra as regras celestes ao salvar a vida de uma garota e se tornar humano. Assim, ele começa a ser perseguido por um supervisor. Com Willem Dafoe e Bruno Ganz.

Mistérios e Paixões (1991): Ninguém retrata monstros e o cinema fantástico como David Cronenberg, que investiga nesta trama a sina de um cientista. Ele desenvolve um poderoso produto contra insetos, mas acidentalmente mata a própria esposa com sua criação. O resultado deste conflito é o ser monstruoso da imagem acima.

Don’t Drink the Water (1994): Esta constitui a oportunidade de assistir a um dos filmes menos conhecidos na carreira de Woody Allen. Na comédia, um casal fotografa por acidente uma área militar quanto tentam registrar o pôr do sol. O incidente gera diversos problemas à dupla, que precisa escapar das represálias. Com Julie Kavner, Ed Herlihy e o próprio Allen no elenco.

O Traidor (1984): O filme de máfia dirigido por Stephen Frears narra a jornada de um criminoso que aceita testemunhar contra os antigos comparsas na tentativa de fugir deste mundo. No entanto, anos depois, seu paradeiro é descoberto, e ele precisa acertar as contas com os antigos amigos, transformados em inimigos mortais.

 

O Belas Artes à la Carte constitui uma plataforma de streaming com curadoria específica, que separa os filmes em categorias: “Cults Incríveis”, “Mulheres Maravilhosas”, “Hahaha”, “Preparem Seus Lenços”, “Para Roer as Unhas” e muitas outras. Cada título é acompanhado de um vídeo produzido pelos curadores, explicando por que foi adicionado à plataforma. A ideia é aproximar o público cinéfilo dos clássicos e dos novos talentos do cinema mundial.

O serviço é veiculado ao Petra Belas Artes, tradicional cinema paulistano no cruzamento da Avenida Paulista com a Avenida da Consolação, em atividade desde 1956.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *