Belas Artes à la Carte :: Confira as estreias de agosto

Publicado por
Bruno Carmelo

O Belas Artes à la Carte, serviço de streaming focado nos clássicos e no cinema independente, divulgou as 16 novidades que serão incorporadas ao acervo no mês de agosto. Filmes franceses de Bertrand Tavernier e Yves Boisset estarão disponíveis, assim como uma raridade do cineasta Derek Jarman e produções contemporâneas de William Friedkin e Nicolas Winding Refn.

Além disso, agosto marca o início da retrospectiva Wim Wenders, incluindo os aclamados O Amigo Americano (1977), Tokyo-ga (1985) e Tão Longe, Tão Perto (1993). Os títulos podem ser acessados mediante assinatura mensal, junto de diversas outras produções no catálogo. Descubra as estreias do mês:

 

6 de agosto

Killer Joe: Matador de Aluguel (2011): William Friedkin, diretor de O Exorcista (1973), cria uma história sangrenta na qual Matthew McConaughey interpreta um assassino encarregado de matar a mãe de seu cliente, até se apaixonar pela irmã deste. Confira a nossa crítica.

O Atentado (1972): Esta trama política envolvendo rebeldes africanos, a CIA e o serviço secreto francês reúne alguns dos maiores atores da França, como Michel Piccoli e Jean-Louis Trintignant. A direção é de Yves Boisset.

Um Sonho de Domingo (1984): Um pintor idoso está acostumado a receber as família em casa durante o fim de semana, até o dia em que a filha distante da família decide aparecer, sem avisar, e provoca conflitos no encontro. Dirigido por Bertrand Tavernier.

Caravaggio (1986): O ousado diretor Derek Jarman efetua a biografia de um artista igualmente revolucionário em sua época. O pintor é retratado desde a infância até a consagração, sendo detalhado pela orientação sexual e sua relação com a religiosidade.

 

13 de agosto

O Amigo Americano (1977): Um dos grandes clássicos de Wim Wenders coloca um assassino de aluguel na rota de um paciente de câncer terminal. Ambos precisam de dinheiro desesperadamente, mas sem experiência, colocam o plano a perder. Com Dennis Hopper e Bruno Ganz.

Perdas e Danos (1992): O drama erótico de Louis Malle aproxima a jovem Juliette Binoche de Jeremy Irons. Ele interpreta um político ambicioso que inicia um relacionamento extraconjugal com a noiva de seu filho. Mesmo quando o segredo corre o risco de vir à tona, os dois não conseguem interromper os encontros.

A Copa (1999): Esta rara coprodução entre Butão e Austrália mostra a vida de um monge fascinado por futebol. Quando chega a Copa do Mundo de 1998, ele precisa bolar um plano para se esconder dos mestres e assistir às partidas preferidas. O futebol brasileiro desempenha papel importante na trama dirigida por Khyentse Norbu.

Longe Dela (2006): Acostumada aos dramas familiares, a diretora Sarah Polley traz a história de um casal idoso, cuja esposa começa a manifestar os sintomas de Alzheimer. Em pouco tempo, ela sequer se lembra do marido, e começa a desenvolver sentimentos por outro paciente da clínica onde é internada.

 

20 de agosto

De Quem É o Sutiã? (2018): Esta inesperada comédia do Azerbaijão apresenta, sem um diálogo sequer, a história de um maquinista de trem às vésperas da aposentadoria. Quando o veículo leva por acidente um sutiã pendurado no varal, o homem decide vasculhar a cidade em torno da dona. Confira a nossa entrevista com o diretor Veit Helmer.

Assédio (1998): Thandie Newton e David Thewlis foram muito elogiados por suas atuações no drama de Bernardo Bertolucci. Eles interpretam um pianista britânico e sua empregada doméstica, uma mulher recém-imigrada da África. Aos poucos, nasce entre a dupla uma história de amor.

Drive (2011): O diretor Nicolas Winding Refn começou a parceria com o ator Ryan Gosling nesse suspense sobre um excelente motorista encarregado de levar assaltantes aos locais dos roubos, e depois escapar da polícia. No entanto, a paixão por uma vizinha (Carey Mulligan) o faz questionar o perigoso trabalho.

Tokyo-ga (1985): O diretor Wim Wenders demonstra a sua paixão pelo veterano Yasujiro Ozu ao visitar a cidade natal do japonês, em busca da inspiração. No entanto, chegando ao local, descobre uma comunidade muito mais apegada aos bens materiais do que poderia imaginar.

 

27 de agosto

Tão Longe, Tão Perto (1993): Nesta sequência de Asas do Desejo (1987), Wim Wenders imagina a história de um anjo que quebra as regras celestes ao salvar a vida de uma garota e se tornar humano. Assim, ele começa a ser perseguido por um supervisor. Com Willem Dafoe e Bruno Ganz.

Mistérios e Paixões (1991): Ninguém retrata monstros e o cinema fantástico como David Cronenberg, que investiga nesta trama a sina de um cientista. Ele desenvolve um poderoso produto contra insetos, mas acidentalmente mata a própria esposa com sua criação. O resultado deste conflito é o ser monstruoso da imagem acima.

Don’t Drink the Water (1994): Esta constitui a oportunidade de assistir a um dos filmes menos conhecidos na carreira de Woody Allen. Na comédia, um casal fotografa por acidente uma área militar quanto tentam registrar o pôr do sol. O incidente gera diversos problemas à dupla, que precisa escapar das represálias. Com Julie Kavner, Ed Herlihy e o próprio Allen no elenco.

O Traidor (1984): O filme de máfia dirigido por Stephen Frears narra a jornada de um criminoso que aceita testemunhar contra os antigos comparsas na tentativa de fugir deste mundo. No entanto, anos depois, seu paradeiro é descoberto, e ele precisa acertar as contas com os antigos amigos, transformados em inimigos mortais.

 

O Belas Artes à la Carte constitui uma plataforma de streaming com curadoria específica, que separa os filmes em categorias: “Cults Incríveis”, “Mulheres Maravilhosas”, “Hahaha”, “Preparem Seus Lenços”, “Para Roer as Unhas” e muitas outras. Cada título é acompanhado de um vídeo produzido pelos curadores, explicando por que foi adicionado à plataforma. A ideia é aproximar o público cinéfilo dos clássicos e dos novos talentos do cinema mundial.

O serviço é veiculado ao Petra Belas Artes, tradicional cinema paulistano no cruzamento da Avenida Paulista com a Avenida da Consolação, em atividade desde 1956.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)