O mês de setembro tem opções muito distintas dentro do Belas Artes à la Carte, plataforma dedicada ao cinema autoral e independente, em associação com o cinema paulistano Petra Belas Artes. Para os fãs das produções de gênero, o serviço recebe os filmes do 10º Cinefantasy, festival de cinema fantástico, realizado pela primeira vez em versão online. A partir de 16 de setembro, um especial de quatro episódios coordenado por Martin Scorsese revela o universo do blues.
Entre as estreias regulares do cardápio, a homenagem a Wim Wenders segue com quatro grandes filmes, incluindo os imperdíveis Paris, Texas (1984) e Asas do Desejo (1987), enquanto o italiano Bernardo Bertolucci tem um novo título disponível: o romance O Céu que nos Protege (1990). Quatro novos clássicos do cinema nacional estão disponíveis, além de comédias e romances franceses contemporâneos. Descubra abaixo os dezesseis novos filmes que estreiam em setembro aos assinantes:
O Céu que nos Protege (1990): O drama dirigido por Bernardo Bertolucci, vencedor do Globo de Ouro de melhor trilha sonora, apresenta um casal em crise (Debra Winger e John Malkovich) fazendo uma viagem na intenção de salvar o casamento. No entanto, começam a suspeitar que os esforços sejam inúteis.
Anotações com Yamamoto (1989): Neste documentário, o diretor Wim Wenders acompanha o criador de moda Yohji Yamamoto enquanto este desenvolve uma nova coleção. Entre França e Japão, o diretor alemão reflete sobre as relações entre o vestuário e a cidade.
Bicho de Sete Cabeças (2001): O drama brasileiro consagrou tanto o trabalho de Rodrigo Santoro quanto o da diretora Laís Bodanzky. Na trama, um adolescente é internado contra a sua vontade numa clínica psiquiátrica, onde sofre diversos tipos de abuso.
Wittgenstein (1993): Um dos diretores mais ousados do circuito alternativo britânico, Derek Jarman recria a história do filósofo Ludwig Wittgenstein, em estilo teatral e vanguardista. A biografia venceu o prêmio Teddy no Festival de Berlim, destinado à melhor obra de temática LGBT.
Paris, Texas (1984): Um dos maiores clássicos da carreira de Wim Wenders traz o retorno de um homem emudecido e misterioso (Harry Dean Stanton) pelo deserto norte-americano. Aos poucos, descobrimos que o protagonista sofre com o término de um relacionamento, cujas feridas ainda não cicatrizaram. O drama venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
A Fortuna de Ned (1998): Ned Devine é um senhor idoso que ganha na loteria, mas a surpresa faz com que tenha um ataque cardíaco e morra. Começa a luta dos dois melhores amigos para ficarem com o dinheiro do falecido. Uma comédia aclamada pela crítica e pelo público.
O Ciúme (2013): Um especialista nos retratos de relacionamentos amorosos, o francês Philippe Garrel escala o próprio filho, Louis Garrel, para o papel de um ator melancólico vivendo com sua namorada, uma atriz (Anna Mouglalis) em má fase na carreira. Selecionado no Festival de Veneza.
Querô (2007): O drama brasileiro de Carlos Cortez retrata a vida de um adolescente (Maxwell Nascimento), filho de uma prostituta que comete suicídio tomando querosene. Batizado “Querô”, ele é abandonado nas ruas, onde se livra à criminalidade e acaba preso na Febem. Dentro da instituição, recebe um tratamento cruel.
Asas do Desejo (1987): A história de amor de Wim Wenders apresenta dois anjos que passam os dias ajudando os seres humanos e observando as suas vidas. Quando um deles se apaixona por uma humana, ele quebra as regras celestes e busca se tornar humano para concretizar o relacionamento. Com Bruno Ganz no papel principal.
Sete Dias com Marilyn (2011): Michelle Williams oferece um olhar bastante humano e dramático ao ícone do cinema, Marilyn Monroe. A narrativa se concentra durante uma única semana, quando a atriz faz uma viagem a trabalho e revela seu lado mais frágil a um assistente de produção (Eddie Redmayne).
2 Outonos e 3 Invernos (2013): Nesta comédia francesa dirigida por Sébastien Betbeder, um rapaz atrapalhado (Vincent Macaigne) conhece uma garota encantadora quando corre no parque, mas um problema de saúde de seu melhor amigo faz com que os caminhos dos três se cruzem de maneiras inesperadas.
Ex-Pajé (1990): Luiz Bolognesi, grande documentarista e conhecedor das culturas indígenas, acompanha a narrativa sobre o pajé de uma comunidade que começa a duvidar de suas crenças e adotar a religião cristã. Um olhar crítico à aniquilação da cultura indígena, vencedor de uma menção de melhor documentário no Festival de Berlim.
Sobre Amor, Amigos e Vinho (2014): Na comédia francesa dirigida por Éric Lavaine, Antoine (Lambert Wilson) faz 50 anos, mas ganha de presente um ataque cardíaco. Sobrevivendo ao problema de saúde, decide que é hora de mudar de vida e fazer tudo o que sempre quis fazer.
Paterson (2016): No aclamado drama de Jim Jarmusch, Adam Driver interpreta um solitário motorista de ônibus na cidade de Paterson. Este homem de alma sensível mantém o sonho de viver de seus poemas, recebendo o apoio da esposa interpretada por Golshifteh Farahani. Selecionado nos festivais de Cannes, Toronto e Roterdã.
Movimento em Falso (1975): No filme de Wim Wenders, um escritor frustrado decide fazer uma viagem sem destino preciso, em busca de inspiração. No caminho, ele encontra uma série de figuras excêntricas e consegue abrigo na casa de um antigo nazista. Com roteiro de Peter Handke, baseado em J.W. Goethe.
O Encouraçado Potemkin (1925): O mês se encerra com um dos maiores clássicos da história do cinema. A obra-prima de Sergei Eisenstein traz as técnicas de montagem revolucionárias do diretor soviético, aplicadas à rebelião real que se desenvolveu no navio Potemkin.