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Na semana em que Wim Wenders completa 75 anos, o Belas Artes à la Carte presta homenagem ao diretor alemão com a inclusão de oito filmes, no ritmo de uma estreia por semana. Além de Buena Vista Social Club (1999), já presente na plataforma, os lançamentos em streaming incluem o aclamado Paris, Texas (1984), pelo qual venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes, e Asas do Desejo (1987), que lhe rendeu o prêmio de melhor diretor no mesmo festival.

Wenders se tornou um dos principais nomes do Novo Cinema Alemão, movimento vanguardista entre os anos 1960 e o início dos anos 1980. Cinéfilo assumido e presidente da European Film Academy em Berlim, ele sempre demonstrou interesse pelas mais diversas linguagens do cinema, elaborando ficções (tanto realistas quanto fantásticas), documentários premiados (a exemplo de Pina, 2011, e O Sal da Terra, 2014), videoclipes e comerciais de televisão. Ele também dirigiu peças de teatro e escreveu livros.

Os oitos filmes do cineasta se unem ao acervo do Belas Artes à la Carte, voltado aos clássicos do cinema, aos filmes independentes e aos grandes títulos brasileiros. Mediante assinatura mensal ou anual, o serviço disponibiliza centenas de títulos divididos em categorias, com curadoria especializada da equipe que gerencia o cinema Petra Belas Artes, em São Paulo. O assinante descobre dicas de filmes e uma justificativa para a inclusão de cada um dos títulos na plataforma.

Descubra as obras de Wim Wenders adicionadas ao streaming, por data:

 

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13 de agosto: O Amigo Americano (1977)
Tom Ripley (Dennis Hopper) ganha dinheiro vendendo quadros falsificados por um amigo, especialista na área. Certo dia, aceita participar de um plano ainda mais arriscado: um assassinato, envolvendo um homem vítima de doença terminal. Uma adaptação do romance sombrio de Patricia Highsmith.

20 de agosto: Tokyo-ga (1985)
Wenders sempre foi fascinado pelo cinema de Yasujiro Ozu, e decidiu viajar à cidade natal do cineasta japonês para conhecer a fonte de inspiração para filmes tão profundos sobre as relações humanas. No entanto, descobre um local modernizado, e marcado pelo consumismo.

27 de agosto: Tão Longe, Tão Perto (1993)
A sequência do aclamado Asas do Desejo traz a história de um anjo transformado em humano após salvar a vida de uma mulher em perigo. No entanto, a ousadia pode acarretar punições severas. Com Bruno Ganz e Willem Dafoe.

3 de setembro: Identidade de Nós Mesmos (1989)
O documentário acompanha o estilista Yohji Yamamoto através de coleções criadas em cidades como Tóquio e Paris. Enquanto isso, o diretor se questiona como a configuração de cada cidade afeta nossos hábitos e nossa construção da imagem e identidade.

 

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10 de setembro: Paris, Texas (1984)
No meio do deserto surge um homem (Harry Dean Stanton) que não pronuncia uma palavra sequer. Ele é acolhido pelo irmão e pela esposa dele. Sem explicar os motivos de um sumiço de vários anos, o sujeito traumatizado decide se reaproximar da mulher que ama.

17 de setembro: Asas do Desejo (1987)
Um anjo pode se apaixonar por um ser humana? Neste drama, a cidade de Berlim está tomada por figuras invisíveis e protetoras, proibidas de estabelecer contato físico com os vivos. No entanto, Damiel se apaixona por uma trapezista e busca uma maneira de se tornar humano para ficar com ela.

24 de setembro: Movimento em Falso (1975)
Baseado na peça de Peter Handke, o filme traz a história de Wilhelm, um escritor solitário que decide partir numa viagem sem rumo pela Alemanha, em busca de temas para escrever. Enquanto se associa a artistas e andarilhos, recebe abrigo na casa de um antigo nazista.

1 de outubro: Alice nas Cidades (1974)
Philip Winter é um escritor alemão em crise, disposto a tomar um voo para encontrar inspiração em sua terra natal. No aeroporto, encontra uma jovem mãe com a filha pequena, Alice. Philip aceita olhar a menina por um rápido período, mas logo se vê responsável indefinidamente pela criança.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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