Belas Artes à la Carte :: Três grandes filmes brasileiros chegam à plataforma

Publicado por
Bruno Carmelo

Embora a plataforma online do Belas Artes à la Carte, associada ao cinema paulistano Petra Belas Artes, traga uma quantidade expressiva de clássicos do cinema mundial, que vão desde as obras de Éric Rohmer a Nicolas Winding Refn, passando por Bernardo Bertolucci e Wim Wenders, também há espaço para filmes marcantes do cinema brasileiro.

 

Rodrigo Santoro em Bicho de Sete Cabeças

No mês de setembro, o cardápio traz um novo projeto brasileiro premiado a cada semana. Em 3 de setembro, Bicho de Sete Cabeças (2000) popularizou não apenas o talento de Rodrigo Santoro no cinema, mas também o domínio da linguagem pela cineasta Laís Bodanzky. O ator interpreta um jovem pego pelo pai com um cigarro de maconha, e internado num hospital psiquiátrico onde recebe um tratamento desumano. Com Othon Bastos e Cássia Kis, o filme venceu os festivais de Brasília, Recife, o prêmio Guarani e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Leia a crítica do Papo de Cinema.

 

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Querô

Em 10 de setembro, Querô (2007) traz outro aspecto do enclausuramento e da nossa dificuldade de lidar com as diferenças. O personagem principal do filme de Carlo Cortez é o garoto apelidado Querô, filho de uma prostituta expulsa do prostíbulo onde morava, e que se suicida diante da situação. Sozinho no mundo, o jovem vive de pequenos crimes, até ser pego pela Febem e descobrir um sistema corrupto que não contribui à reinserção dos jovens na sociedade. Maxwell Nascimento, Ailton Graça e Maria Luísa Mendonça estrelam a produção vencedora do Cine Ceará e premiada com quatro troféus no Festival de Brasília. Leia a crítica do Papo de Cinema.

 

Ex-Pajé

Em 17 de setembro, um documentário revela as tensões entre as religiões neopentecostais e as comunidades indígenas brasileira. Em Ex-Pajé (2018), o diretor Luiz Bolognesi acompanha um pajé questionando suas próprias crenças diante das violentas tentativas de conversão do homem branco. Mesmo cedendo às religiões cristãs, Perpera Suruí descobre os limites da imposição externa quando uma morte o faz resgatar práticas ancestrais de sua comunidade. O filme recebeu uma menção especial no Festival de Berlim, além de ser eleito o melhor documentário no Festival de Chicago e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Leia a crítica do Papo de Cinema.

 

Enquanto as três obras não chegam à plataforma, o mês de agosto ainda reserva quatro novidades para a última semana, com o cardápio de 27 de agosto. A maratona Wim Wenders continua com Tão Perto, Tão Longe (1993), sequência do clássico Asas do Desejo (1987); ao passo que o espectador descobre filmes raros de grandes cineastas como Woody Allen (a comédia política Don’t Drink the Water, 1994), David Cronenberg (a ficção científica Mistérios e Paixões, 1991), e Stephen Frears (o suspense O Traidor, 1984).

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

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