Enquanto as salas de cinema não reabrem, os drive-ins têm conquistado uma popularidade surpreendente entre os cinéfilos que não dispensam a projeção numa grande tela, com boa qualidade de som. Em São Paulo, o Belas Artes Drive-In, localizado no Memorial da América Latina, passa a exibir no mês de setembro não apenas clássicos do cinema, mas também produções brasileiras inéditas.
A programação do mês inclui títulos nacionais premiados, que tinham estreia assegurada no circuito tradicional antes da pandemia de coronavírus. Três Verões (2019), drama de Sandra Kogut estrelado por Regina Casé, ganha lançamento oficial no Brasil após ser premiado em festivais internacionais e conquistar o sucesso comercial na França. A trama apresenta três anos na vida de funcionários cujos patrões são pegos nos esquemas de corrupção da Lava-Jato.
LEIA MAIS
Belas Artes à la Carte :: Três grandes filmes brasileiros chegam à plataforma
Em São Paulo, Petra Belas Artes será o primeiro cinema a retomar as atividades
10º Cinefantasy :: Festival acontecerá de modo online no Belas Artes À La Carte
Em paralelo, Alice Júnior (2019), de Gil Baroni, se destacou nos festivais por unir a história de uma garota transexual ao estilo divertido das comédias adolescentes, e Barretão (2019), documentário de Marcelo Santiago exibido na última Mostra Internacional de São Paulo, faz um panorama da trajetória de Luiz Carlos Barreto, um dos maiores produtores de cinema do Brasil. Completando os lançamentos oficiais, a comédia uruguaia Pornô para Principiantes (2019), sobre um padre que esconde o fato de ter dirigido um filme pornográfico no passado.
O Drive-in também efetua diversas projeções especiais, como O Cemitério das Almas Perdidas (2020), terror dirigido por Rodrigo Aragão, escolhido para a abertura do 10º Cinefantasy, e a pré-estreia de 30 Anos Blues (2019), drama premiado no último Festival de Gramado, dirigido por Dida Andrade e Andradina Azevedo. A programação de setembro ainda traz filmes de Martin Scorsese (Depois de Horas, 1985, Os Infiltrados, 2006), Christopher Nolan (A Origem, 2010, Interestelar, 2014), e produções voltadas a toda a família (Space Jam: O Jogo do Século, 1996, Harry Potter e a Pedra Filosofal, 2001). A programação completa está disponível no site oficial do Belas Artes Drive-In.
Simultaneamente, o grupo Belas Artes mantém a plataforma online Belas Artes à la Carte, que traz tanto obras consagradas do cinema mundial (com clássicos de Wim Wenders, Francis Ford Coppola e Bernardo Bertolucci, por exemplo) quanto novos cineastas que vêm despontando no cenário independente brasileiro e internacional.