Categorias: Notícias

Belo Horizonte recebe a maior mostra da América Latina dedicada à Ingmar Bergman

Publicado por

ingmar bergman papo de cinema 01Belo Horizonte recebe, a partir dessa sexta-feira, dia 28, a mostra “Ingmar Bergman – Instante e Eternidade”. Até o dia 12 de maio, a filmografia completa do cineasta sueco será exibida, incluindo curtas-metragens, raridades, e peças de teatro filmadas para a televisão. Essa será a maior mostra dedicada ao diretor realizada na América Latina. O evento acontece no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes e tem entrada gratuita.

Em um total de 160 sessões, a mostra conta com obras importadas da Suécia, da Inglaterra e dos Estados Unidos. Além dos filmes, nos dias 22 e 23 de abril será encenada no Grande Teatro do Palácio das Artes a peça Sarabanda, livremente inspirada em Saraband (2003), último filme de Bergman. De acordo com Fernanda Machado, presidente da Fundação Clóvis Salgado, “realizar uma mostra dessa importância artística e que possibilita o acesso gratuito do público reafirma o compromisso da Fundação Clóvis Salgado com o fomento permanente à arte cinematográfica e à formação de público”.

A abertura da mostra será com a exibição de Liv e Ingmar: Uma História de Amor (2012), às 19h. Entre os destaques da programação está o primeiro filme roteirizado por Bergman, Tormento (1944), de Alf Sjöberg. Também estará presente a Trilogia do Silêncio, composta por Através de um Espelho (1961), Luz de Inverno (1962) e O Silêncio (1963). Além disso, a Fundação Clóvis Salgado promove, entre os dias 1º e 3 de maio, o curso “O Cinema de Bergman”, que discutirá a trajetória do cineasta, destacando seus momentos mais fortes e marcantes. Mais informações sobre a mostra podem ser encontradas no site http://fcs.mg.gov.br/.

Fonte: Fundação Clóvis Salgado.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)