Poucas escalações de elenco foram tão impopulares quanto a de Ben Affleck como o novo Batman, mas o ator conseguiu dar a volta por cima ao ser um dos (poucos) elogios de Batman Vs Superman: A Origem da Justiça (2016). Após uma breve aparição em Esquadrão Suicida (2016) e o coprotagonismo no malfadado Liga da Justiça (2017), muitos foram os rumores de que o ator deixaria não apenas a direção de The Batman, próxima aventura-solo do Homem-Morcego, como também o manto do heroi da DC Comics. Dito e feito.
Uma semana após a divulgação da primeira prévia de Robert Pattinson como o novo Batman, Affleck abriu o coração sobre o período turbulento vivido em sua carreira (e vida) nos últimos anos: “Eu bebia normalmente há um bom tempo. O que aconteceu foi que comecei a beber mais e mais quando meu casamento estava caindo aos pedaços. Isto foi em 2015, 2016. Minha bebedeira, é claro, criou mais problemas no casamento”, contou o ator, em artigo publicado no New York Times.
Após a popularização do meme de Sadfleck, devido ao comportamento do ator em uma junket de Batman Vs Superman, e as críticas recebidas por Liga da Justiça, Affleck começou a temer as consequências de retornar ao personagem no aguardado The Batman. “Mostrei o roteiro do filme a algumas pessoas. Elas disseram que era bom, mas que também achavam que eu iria beber até a morte se passasse de novo pelo que tinha acabado de vivenciar.”
O resto da história, todos conhecem: Ben Affleck deixou o personagem e se internou em uma clínica de reabilitação, permanecendo recluso por um bom tempo. Seu retorno ao cinema será ainda em 2020 com The Way Back, no qual interpreta um técnico de basquete relutante que precisa lidar com o alcoolismo e o término do casamento. A estreia nos cinemas americanos está agendada para 6 de março.
Enquanto isso, The Batman segue em plenas filmagens sob o comando de Matt Reeves e com estreia nos cinemas agendada para 25 de junho de 2021.