Categorias: CelebridadesNotícias

Bibi Andersson morre aos 83 anos na França

Publicado por

Morreu neste domingo, 14, aos 83 anos, a atriz sueca Bibi Andersson, bastante reconhecida, especialmente, por seu trabalho brilhante com o cineasta conterrâneo Ingmar Bergman. Ela estava hospitalizada na França e o passamento foi confirmado por Christina Olofson, sua amiga pessoal. A atriz sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2009 e desde então tinha a saúde debilitada. Bibi começou a sua carreira nas telas pelas mãos de Bergman, que a escalou para num comercial de televisão do sabão Bris, da Unilever sueca, em 1951. Logo depois, formou-se no Teatro Dramático Real, o prestigiado Dramaten, e foi uma das estrelas de O Sétimo Selo (1957), seu filme de estreia, vivendo a integrante de uma trupe que cruza a Europa assolada pela peste.

LEIA MAIS
Seymour Cassel morre aos 84 anos em Los Angeles
Tania Mallet morre aos 77 anos
Agnès Varda morre aos 90 anos em Paris

No mesmo ano, ainda sob a égide do companheiro de outras jornadas, fez Morangos Silvestres (1957), no papel de Sara, uma das jovens que o protagonista encontra em sua viagem rumo ao recebimento de uma homenagem. Neste filme ela também vive uma figura emblemática do passado do velho professor que passa a vida a limpo na estrada. Bibi, no entanto, além de outras colaborações com Bergman, é celebrada principalmente por ter vivido Alma, a enfermeira de Persona (1966). Contrapondo-se ao mutismo de sua paciente, Alma é verborrágica, desinibida e vivaz, protagonizando uma das cenas mais eróticas ao cinema ao relatar uma aventura sexual fortuita.

Bibi Andersson também trabalhou com outros grandes cineastas, como John Huston (Carta ao Kremlin, 1970) e Robert Altman (Quinteto, 1979), além de ter incursionado brevemente pela Broadway em 1973, contudo, sem apostar numa carreira nos Estados Unidos. Já a partir dos anos 80, fez diversos papeis na televisão e no teatro. Seu último filme foi The Frost (2009), de catalão Ferran Audí, baseado em peça de Henrik Ibsen sobre um casal em crise após a morte do único filho.

    

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)