20210127 biblioteca de cinema

Em meio a tantas notícias ruins e descaso estatal com a cultura, às vezes surgem algumas que dão um alento. No próximo dia 04 de fevereiro será inaugurada no Rio de Janeiro uma biblioteca voltada ao cinema. Batizada de Marialva Monteiro, em homenagem à educadora que dedicou mais de 50 anos a utilizar o cinema como ferramenta pedagógica, ela será localizada nas Casas Casadas, sede da RIOFILME, no bairro de Laranjeiras, no espaço anexo ao Centro Cultural Cavideo. Atualmente, o acervo já consta com mais de 1000 exemplares de livros, catálogos, revistas e álbuns de cinema, mas já há a expectativa para a incorporação de outros 2000 títulos que serão doados ao espaço nos próximos dias. Ela irá funcionar de segunda à sexta das 10h às 17h, com possibilidade de consulta local do acervo ou empréstimo gratuito de títulos por até uma semana. A biblioteca está sendo preparada como um local de referência à pesquisa e ao estudo do cinema na Cidade Maravilhosa, propícia a estudantes, professores e cinéfilos.

LEIA MAIS
Governo Bolsonaro ainda cogita fundir Ancine e Anatel
Ancine publica Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro de 2019
Coisa de Mulher :: Ancine reprova contas da comédia e exige devolução do dinheiro

O evento de inauguração acontecerá das 14h às 17h, ocasião que contará também com o lançamento do livro O Cinema Carioca na Lente da História, publicação organizada pela RIOFILME sobre os antigos cinemas de rua da cidade do Rio de Janeiro. O livro será gratuito a quem doar algum título diferente à biblioteca. Também nesse dia haverá o lançamento carioca de O Cinema Independente Brasileiro Contemporâneo em 50 Filmes, do crítico e pesquisador Marcelo Ikeda. A Biblioteca Marialva Monteiro, projeto idealizado pelo produtor e cineasta Cavi Borges, fica na Rua das Laranjeiras, 307, no Rio de Janeiro. Galera que curte cinema na Cidade Maravilhosa se deu bem.

20210127 cavi borges papo de cinema
Cavi Borges, idealizador do projeto. Foto/divulgação
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *