Categorias: BastidoresNotícias

Biblioteca especializada em títulos de cinema será inaugurada no Rio de Janeiro

Publicado por
Marcelo Müller

Em meio a tantas notícias ruins e descaso estatal com a cultura, às vezes surgem algumas que dão um alento. No próximo dia 04 de fevereiro será inaugurada no Rio de Janeiro uma biblioteca voltada ao cinema. Batizada de Marialva Monteiro, em homenagem à educadora que dedicou mais de 50 anos a utilizar o cinema como ferramenta pedagógica, ela será localizada nas Casas Casadas, sede da RIOFILME, no bairro de Laranjeiras, no espaço anexo ao Centro Cultural Cavideo. Atualmente, o acervo já consta com mais de 1000 exemplares de livros, catálogos, revistas e álbuns de cinema, mas já há a expectativa para a incorporação de outros 2000 títulos que serão doados ao espaço nos próximos dias. Ela irá funcionar de segunda à sexta das 10h às 17h, com possibilidade de consulta local do acervo ou empréstimo gratuito de títulos por até uma semana. A biblioteca está sendo preparada como um local de referência à pesquisa e ao estudo do cinema na Cidade Maravilhosa, propícia a estudantes, professores e cinéfilos.

LEIA MAIS
Governo Bolsonaro ainda cogita fundir Ancine e Anatel
Ancine publica Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro de 2019
Coisa de Mulher :: Ancine reprova contas da comédia e exige devolução do dinheiro

O evento de inauguração acontecerá das 14h às 17h, ocasião que contará também com o lançamento do livro O Cinema Carioca na Lente da História, publicação organizada pela RIOFILME sobre os antigos cinemas de rua da cidade do Rio de Janeiro. O livro será gratuito a quem doar algum título diferente à biblioteca. Também nesse dia haverá o lançamento carioca de O Cinema Independente Brasileiro Contemporâneo em 50 Filmes, do crítico e pesquisador Marcelo Ikeda. A Biblioteca Marialva Monteiro, projeto idealizado pelo produtor e cineasta Cavi Borges, fica na Rua das Laranjeiras, 307, no Rio de Janeiro. Galera que curte cinema na Cidade Maravilhosa se deu bem.

Cavi Borges, idealizador do projeto. Foto/divulgação
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.