20210517 amigas de sorte papo de cinema 800

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) divulgou dados importantes sobre o mercado de cinema no Brasil em 2021, quando os cinemas começaram a reabrir. O estudo decorre dos dados coletados pelo Observatório Brasileiro do Cinema e da Televisão (OCA), e reportados pelo Portal Exibidor. A análise traz duas conclusões importantes: as bilheterias voltaram a crescer em 2021, mas não para filmes brasileiros.
A primeira constatação era esperada. Com o avanço da vacinação na maior parte das cidades, as salas de cinema voltaram a atrair os espectadores, e diversos filmes aguardados, que eram mantidos na gaveta pelos distribuidores, chegaram finalmente às telas. Assim, as bilheterias cresceram 34,8% em relação a 2020, com R$ 839,8 milhões de faturamento em 2021, em relação a R$ 622,7 milhões registrados no ano anterior. Isso significa 48,3 milhões de espectadores (2021) contra 38,6 milhões (2020).
LEIA MAIS
Calendário 2022 :: Os filmes brasileiros que chegam aos cinemas
Cinemas de Pernambuco exigirão comprovante de vacina
Pelo segundo ano, China supera Estados Unidos nas bilheterias

20211110 marighella podcast papo de cinema 1200
Marighella, recordista brasileiro em 2021

Em contrapartida, para o cinema brasileiro, a situação foi preocupante. O ano de 2020 registrou 9 milhões de espectadores, principalmente graças a Minha Mãe É uma Peça 3, que conquistou uma bilheteria expressiva nos três primeiros meses do ano, antes da paralisação pela pandemia de Covid-19. Com menos produções nacionais de grande porte em 2021, os números caíram drasticamente, com apenas 700 mil espectadores no ano — sendo 318 mil para Marighella, líder absoluto.
Isso representa uma queda de 92,5% de público e 92% de renda. Vários fatores ajudam a compreender a queda acentuada: a dificuldade de filmes brasileiros em encontrar salas disponíveis, tomadas por blockbusters num mercado sem qualquer regulação, e a opção das majors brasileiras em lançar suas maiores produções diretamente em plataformas de streaming. As comédias populares, carro-chefe das bilheterias nacionais pré-pandemia, foram raras nos cinemas 2021.
Ao menos, 2022 apresenta uma perspectiva de crescimento exponencial. Turma da Mônica: Lições já registra 500 mil espectadores em suas primeiras semanas em cartaz, e filmes como Eduardo e Mônica, Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo e Vovó Ninja devem contribuir ao crescimento total da renda e do número de espectadores.
Relembre nosso podcast sobre Marighella:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *