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Bilheterias Estados Unidos :: Os filmes que lutam para permanecer (ou estrear) nos cinemas durante a pandemia

Publicado por
Bruno Carmelo

Após um período inicial em que Donald Trump desprezava a pandemia de coronavírus como algo pouco grave, o presidente dos Estados Unidos finalmente decidiu adotar medidas de isolamento social para conter o avanço do Covid-19 no país. Em conjunção com os novos estabelecimentos fechando as portas, as redes de cinema AMC e Regal interromperam sua atividade por pelo menos seis semanas, o que indica a suspensão temporária de 1.200 salas suplementares.

Pela primeira vez, as bilheterias acumuladas sequer puderam ser contabilizadas, de acordo com o site especializado Box Office Mojo, visto que muitas empresas pararam de mandar seus relatórios de faturamento sobre as salas ainda em atividade. Até então, o líder do ranking era a animação Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (2020), da Disney/Pixar, com US$61 milhões somados desde a estreia. O filme será lançado diretamente em plataformas digitais da Disney.

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Phoenix, Oregon

 

Apesar deste cenário, algumas produtoras lutam para manter seus filmes no cinema. Lost in America (2018), documentário do diretor Rotimi Rainwater sobre pessoas em situação de rua nos Estados Unidos, vem se mantendo em apenas dois cinemas há quatro semanas, e reduziu o circuito para uma única sala na última sexta-feira. A produção da Indican Pictures arrecadou pífios US$78 ao longo de uma semana, o que representa menos de dez ingressos vendidos.

Ainda mais curiosa foi a estratégia da Aspiration Entertainment, ao lançar a comédia de baixo orçamento Phoenix, Oregon (2019) em dezessete salas no último fim de semana. O filme do diretor Gary Lundgren aborda a vida de dois amigos enfrentando a crise de meia-idade enquanto abrem uma pizzaria em sua cidade natal. Recebido com críticas pouco entusiasmadas (a Variety o chamou de “uma dramédia previsível”), o projeto arrecadou US$3,8 mil, resultando na média bastante fraca de US$226 por cinema.

É improvável que a comédia consiga manter um circuito deste tamanho na próxima sexta-feira, 3 de abril. Ironicamente, como os dois filmes citados acima são os únicos oficialmente em exibição nos cinemas norte-americanos, Phoenix, Oregon consta como maior sucesso da última semana nos Estados Unidos, ocupando no 1º lugar do ranking – se é que esta posição possui algum valor neste momento.

 

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

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