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Bilheterias Estados Unidos :: Tempos difíceis para o cinema independente

Publicado por
Bruno Carmelo

O fim de semana registrou mais uma tentativa frustrada para os pequenos filmes disputarem espaço com os blockbusters nas bilheterias norte-americanas. Obviamente, ninguém esperava que Dear Evan Hansen (2021), musical baseado no sucesso da Broadway, tivesse números comparáveis aos de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021), da Marvel, que liderou pela quarta semana consecutiva. Mesmo assim, os resultados do estreante foram ainda menores do que o esperado.
Esta tem sido uma marca da fase de reabertura durante a pandemia de Covid-19: o cinema independente sofre um impacto financeiro ainda maior que as produções dos grandes estúdios, capazes de custear grandes campanhas de marketing. Frequentando os cinemas menos vezes por mês, o público tem prestigiado os blockbusters em proporção ainda maior do que nos tempos pré-pandemia.
O lançamento de Dear Evan Hansen decepcionou com US$ 7,5 milhões, abaixo das previsões que apontavam para US$ 10 milhões ao drama com orçamento de US$ 27 milhões – e co-estrelado por grande nomes como Julianne Moore e Amy Adams. Nas semanas anteriores, os resultados abaixo do esperado vieram de Maligno (US$ 5,4 milhões na estreia), After: Depois do Desencontro (US$ 428 mil), A Casa Sombria (US$ 2,8 milhões), O Homem nas Trevas 2 (US$ 10,6 milhões) e Respect: A História de Aretha Franklin (US$ 8,8 milhões).

Dear Evan Hansen

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Voltando aos resultados do fim de semana, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis conquistou US$ 13,2 milhões, tornando-se a maior bilheteria nos Estados Unidos desde o início da pandemia, com US$ 196 milhões nacionalmente. Dear Evan Hansen conquistou a segunda posição, com US$ 7,5 milhões, quantia suficiente para ultrapassar o surpreendente Free Guy: Assumindo o Controle (2021). A comédia de ação estrelada por Ryan Reynolds se mantém no topo depois de sete semanas com US$ 4,1 milhões, acumulando impressionantes US$ 317 milhões no mundo inteiro.
O terror A Lenda de Candyman (2021) se manteve na quarta colocação, com US$ 2,5 milhões, enquanto Cry Macho: O Caminho para Redenção caiu diretamente da terceira para a quinta posição, com US$ 2,1 milhões. A queda de 52,2% no filme dirigido por Clint Eastwood representou o maior declínio entre os títulos do top 15. Nesta semana, Venom: Tempo de Carnificina, A Família Addams 2 e The Many Saints of Newark (filme derivado da série Família Soprano) serão as principais estreias a disputarem um espaço no topo do ranking.

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

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