20220117 panico 5 papo de cinema 800 1

Finalmente, algum filme conseguiu destronar Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021) das bilheterias norte-americanas. Após quatro semanas sem concorrentes à altura, a produção da Marvel foi superada por Pânico (2022), quinto filme de terror da saga. O projeto arrecadou US$ 30,6 milhões no fim de semana, e deve chegar a US$ 35 milhões, quando contabilizados os resultados do feriado de Martin Luther King.
Este resultado ultrapassa com facilidade a estreia do filme anterior, Pânico 4 (2011), que faturou US$ 18,7 milhões nos três primeiros dias em cartaz. Com um orçamento de apenas US$ 25 milhões, o quinto filme volta a dar lucros aos produtores, o que viabiliza novos capítulos para o futuro. Em segundo lugar, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa soma US$ 20,6 milhões à impressionante quantia de US$ 1,6 bilhão no mundo todo. Esta é a quarta maior bilheteria de todos os tempos nos Estados Unidos.
LEIA MAIS
Crítica :: Pânico (2022)
Crítica :: Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Bilheterias crescem no Brasil em 2021, mas cinema nacional sofre forte queda

20220112 panico 2022 papo de cinema 1200

Na terceira colocação, Sing 2 (2021) acrescentou US$ 8,3 milhões ao total de US$ 215, 7 milhões. A animação familiar tem apresentado forte sustentação semana após semana, sinal de forte boca a boca entre os espectadores. O segundo filme se aproxima da marca total de US$ 270 milhões obtidos pela aventura original, em 2016, em tempos pré-pandemia. Na quarta colocação, As Agentes 355 (2022) sofreu forte queda, registrando apenas US$ 2,3 milhões. Somando à bilheteria internacional, o filme de ação liderado por mulheres atinge fracos US$ 11 milhões em duas semanas.
O top 5 é completado por King’s Man: A Origem (2021), com US$ 2,2 milhões, e US$ 92,5 milhões desde o lançamento. Esta semana traz dois lançamentos nacionais, de potencial modesto de público: a aventura histórica A Filha do Rei (2022), com Pierce Brosnan e Kaya Scodelario, e o drama histórico Redeeming Love (2022), estrelado por Abigail Cowen.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *