Categorias: BilheteriasNotícias

Bilheterias nos Estados Unidos registram queda recorde de 97%

Publicado por
Bruno Carmelo

Esta notícia era esperada pelo mercado, mas os números ainda impressionam: na última quarta-feira, dia 18, os cinemas dos Estados Unidos registraram a sua pior arrecadação diária em todos os tempos, com apenas U$300 mil acumulados por todos os filmes em cartaz. Na quarta-feira da semana anterior, esse valor era de US$7,7 milhões, o que representa uma queda de 97% no faturamento. Nesta mesma data no ano de 2019, os cinemas tinham arrecadado US$10,7 milhões.

A queda brusca reflete o fechamento da maioria dos cinemas norte-americanos na tentativa de controlar o avanço do coronavírus pelo país. Entre os 5.548 complexos de cinema norte-americanos (totalizando mais de 30.000 salas), apenas 400 permanecem abertos. Os maiores distribuidores, como AMC, Cinemark e Regal, fecharam as portas por tempo indeterminado.

 

 

LEIA MAIS
O cinema após o coronavírus :: Reflexões e angústias
Surto de coronavírus fecha todos os cinemas na Itália
Festival de Cannes 2020 é adiado

O líder das bilheterias da quarta-feira foi a animação Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (2020), com míseros US$61 mil arrecadados. Espera-se que a Disney adote os mesmos procedimentos de outras grandes produtoras de Hollywood, disponibilizando os títulos suspensos em plataformas de streaming. O Homem Invisível (2020), Bloodshot (2020) e A Caçada (2020) confirmaram a exibição neste formato.

A pandemia de Covid-19 está provocando graves perdas econômicas no mundo inteiro, o que inclui o setor cinematográfico. De acordo com informações do IATSE (International Alliance of Theatrical Stage Employess), 170.000 trabalhadores de Hollywood perderam o emprego desde o início do fechamento dos cinemas. A instituição revelou os dados para solicitar ao presidente Donald Trump que inclua a classe cinematográfica no pacote de auxílio financeiro previsto para a contenção da crise.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)