20210524 espiral o legado de jogos mortais papo de cinema 800 1

O fim de semana trouxe notícias animadoras para as bilheterias internacionais, carentes de bons resultados durante a crise da pandemia de Covid-19. A maior surpresa veio dos números de Velozes & Furiosos 9 (2021), que estreou em oito países – embora só chegue nos Estados Unidos em 25 de junho. A franquia liderada por Vin Diesel faturou US$ 162 milhões, sendo US$ 135 milhões apenas na China.

Este desempenho representa, com folga, o melhor lançamento em salas desde o início da crise sanitária, e também a melhor estreia na China desde Vingadores: Ultimato (2019). Enquanto isso, nos Estados Unidos, a falta de grandes lançamentos permitiu a Espiral: O Legado de Jogos Mortais (2021) se manter na liderança, com modestos US$ 4,5 milhões na segunda semana – uma queda de 48% em relação à semana anterior.

LEIA MAIS
Bilheterias EUA :: Infiltrado, filme de ação com Jason Statham, assume a liderança
Bilheterias EUA :: Demon Slayer é o anime de maior sucesso de todos os tempos
Avatar ultrapassa Vingadores: Ultimato e volta ao topo das bilheterias mundiais

 

20210524 velozes furiosos 9 papo de cinema 1200
Velozes & Furiosos 9

 

No entanto, os resultados discretos de US$ 22,5 milhões arrecadados mundialmente por Espiral bastaram para a saga Jogos Mortais ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão após dez filmes lançados nos cinemas. O maior sucesso da franquia de terror ainda é Jogos Mortais 2 (2005), com US$ 147 milhões acumulados.

Em segundo lugar nas bilheterias norte-americanas, o filme de ação Infiltrado (2021), com Jason Statham, faturou US$ 2,9 milhões (queda de 20,7% em uma semana). O top 5 no país é completado pelo drama Aqueles que me Desejam a Morte (2021), estrelado por Angelina Jolie, com US$ 1,8 milhão, pela animação Raya e o Último Dragão (2021), com US$ 1,7 milhão em sua 12ª semana em cartaz, e Godzilla vs. Kong (2021), com US$ 1,4 milhão.

Nesta sexta-feira, 28 de maio, as bilheterias norte-americanas terão o primeiro confronto de blockbusters lançados simultaneamente desde o início da pandemia, com as estreias de Cruella e Um Lugar Silencioso: Parte II.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *