20210621 bob cuspe nos nao gostamos de gente papo de cinema 800

Além do prêmio para A Última Floresta (2021) no Festival de Berlim 2021, o cinema brasileiro tem mais um motivo para comemorar: Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente (2021), de César Cabral, venceu a mostra Contrechamp do Festival de Annecy, o maior evento dedicado à animação do mundo. Esta sessão paralela representa a segunda mais importante do festival após a Mostra Competitiva.

Nesta mistura entre animação e documentário, o diretor mergulha na cabeça do cartunista Angeli, criador do rebelde Bob Cuspe, e imagina os planos do autor para matá-lo. O universo pós-apocalíptico representado pelo filme está carregado de referências e personagens criados por Angeli.

LEIA MAIS
Festival de Berlim 2021 :: O brasileiro A Última Floresta vence o prêmio do público
Takorama :: Festival online de animação infantil vai até 25 de junho
Cinema de animação :: Mulheres lançam plataforma própria em busca de igualdade

 

20210621 bob cuspe nos nao gostamos de gente papo de cinema 750
Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente

 

Angeli já havia comemorado a seleção em entrevista à Folha de São Paulo: “Estar em uma mostra competitiva no festival de um país que é símbolo da defesa da cultura, da arte e da liberdade, em um momento como este, e com uma história autobiográfica de um punk underground, é um ato de resistência”.

O prêmio Cristal, o principal de Annecy, foi entregue ao documentário animado Fuga (2020), de Jonas Poher Rasmussen. A coprodução entre Dinamarca, França, Noruega e Suécia retrata a vida de um homem gay que imigra do Afeganistão à Dinamarca, onde tenta se habituar culturalmente. Já o Prêmio do Júri foi para My Sunny Maad (2021), de Michaela Pavlatová, coprodução entre França, República Tcheca e Eslováquia, sobre uma jovem tcheca que se casa com um homem afegão e passa a viver com a família dele, sofrendo com a opressão religiosa.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *