Um dos destaques da programação do Bonito CineSur: Festival de Cinema Sul-americano 2023 foi a exibição comemorativa dos 40 anos do drama Inocência, que estreou originalmente nos cinemas em 1983. Apesar de não se tratar de uma obra inédita, possui valor particular ao Mato Grosso do Sul, estado no qual o evento acontece. Apesar de ter sido filmado no Rio de Janeiro, a trama ficcional é ambientada no interior de Mato Grosso (atual MS). O filme, estrelado por Edson Celulari e Fernanda Torres, segue um médico itinerante, na época do Brasil imperial, que conhece uma moça com malária. Ele se apaixona pela jovem e é correspondido. Entretanto, o pai da garota a prometeu para um rico fazendeiro. Na época de seu lançamento, a produção faturou dois Troféus Candango (Melhor Direção e Ator Coadjuvante, para Sebastião Vasconcelos) no Festival de Brasília 1983.
Baseado no romance homônimo escrito por Visconde de Taunay, e lançado em 1872, Inocência conta com a direção de Walter Lima Jr, cineasta presente no Bonito CineSur. Como integrante do Júri Internacional deste ano, o diretor comemorou os 40 anos da estreia do longa junto aos presentes em sessão especial, cuja projeção foi batizada como Memória BonitoCineSur. Em bate-papo, Lima Jr comentou que o “namoro do cinema com a obra original é vasto”. “Já foi feito por Vittorio Capellaro, em 1915, um filme silencioso, e depois houve uma tentativa do cineasta Humberto Mauro de fazê-lo, mas não conseguiu encontrar meios para viabilizá-lo. Eu fui o terceiro, então fiquei muito feliz em realizá-lo”, completou. Um das presenças ilustres no debate foi a atriz Dira Paes, que apresentou a cerimônia de abertura desta primeira edição do Bonito CineSur. A artista foi dirigida por Walter em Ele, O Boto, projeto de 1987.
Em reta final, o evento ainda conta com diversas projeções antes do término. O encerramento do Bonito CineSur 2023 começa às 20 horas deste sábado, 11, com a cerimônia de premiação que concederá o Troféu Pantanal para os melhores filmes escolhidos pelo júri oficial e pelo voto do público no Júri Popular nas categorias: Melhor Longa Sul-americano, Melhor Curta Sul-americano e Melhor Filme Sul-mato-grossense. Em seguida, às 21 horas, acontecerá o show musical de Charo Bogarín (La Charo), acompanhada do músico Juan Sardi. A seguir, fique com a relação das últimas atividades.
AUDITÓRIO KADIWÉU – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO
8h30 – MOSTRA ANIMASUR – SESSÃO CURTAS – INFANTOJUVENIL (Classificação: L)
CÂMARA MUNICIPAL DE BONITO
8h – DEBATES
MOSTRAS COMPETITIVAS LONGA E CURTA SUL-AMERICANO
com José Geraldo Couto e equipes dos filmes PIEDRA DURA e LA BRUJA DE HITLER
MOSTRA COMPETITIVA FILMES SUL-MATO-GROSSENSES
com Ricardo Pieretti e equipes dos filmes CATIVO, DE TANTO OLHAR O CÉU GASTEI MEUS OLHOS e A OUTRA MARGEM
10h30 – Seminário “COPRODUÇÃO DE CINEMA E AUDIOVISUAL NA AMÉRICA DO SUL: FOMENTO, CIRCULAÇÃO DE PRODUTOS AUDIOVISUAIS E MERCADO”
14h às 18h – Oficina de COPRODUÇÃO INTERNACIONAL (somente para inscritos)
SALA MULTIUSO – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO
14h às 18h – Oficina de ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO (somente para inscritos)
AUDITÓRIO KADIWÉU – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO
14h30 – MOSTRA ANIMASUR – SESSÃO CURTAS – INFANTOJUVENIL (Classificação: L)
16h – MOSTRA COMPETITIVA FILMES SUL-MATO-GROSSENSES
18h – MOSTRA CINEMA AMBIENTAL
20h – MOSTRA COMPETITIVA CURTA-METRAGEM SUL-AMERICANO
MOSTRA COMPETITIVA LONGA-METRAGEM SUL-AMERICANO
CÂMARA MUNICIPAL DE BONITO
8h – DEBATES
MOSTRAS COMPETITIVAS LONGA E CURTA SUL-AMERICANO
com José Geraldo Couto e equipes dos filmes ESTRELLAS DEL DESIERTO e MAIS PESADO É O CÉU
MOSTRA COMPETITIVA FILMES SUL-MATO-GROSSENSES
com Ricardo Pieretti e equipe do filme A DAMA DO RASQUEADO
10h30 – Seminário “A INDÚSTRIA DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL NA AMÉRICA DO SUL: ECONOMIA CRIATIVA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA”
SALA MULTIUSO – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO
14h às 18h – Oficina de ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO (somente para inscritos)
AUDITÓRIO KADIWÉU – CENTRO DE CONVENÇÕES DE BONITO
16h – MOSTRA CINEMA AMBIENTAL
Debate após a sessão com o diretor do filme SEMBRADORAS DE VIDA, Diego Sarmiento; com a indígena protagonista do filme VENTO NA FRONTEIRA, Alenir Ximenez; e com o produtor do filme AMAZÔNIA, A NOVA MINAMATA?, Nuno Godolphim. Mediação da curadora da MOSTRA CINEMA AMBIENTAL, Elis Regina.
20h – ENCERRAMENTO | PREMIAÇÃO
21h – SHOW MUSICAL (Argentina)
Show de CHARO BOGARÍN (La Charo) acompanhada do músico JUAN SARDI
LEIA MAIS
– Bonito CineSur 2023 :: Confira destaques das mostras paralelas do evento
– Bonito CineSur 2023 :: Confira a programação de seminários do evento
– Bonito CineSur 2023 :: Confira a programação completa da primeira edição do evento
E não esqueça! O Papo de Cinema promove cobertura completa do festival. Então, fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais.