Bonito CineSur 2023 :: Confira os filmes selecionados ao festival sul-mato-grossense

Publicado por
Marcelo Müller

O Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-americano terá a sua edição 2023 acontecendo no Centro de Convenções e na Câmara Municipal da paradisíaca cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, entre os dias 04 e 11 de novembro – com cobertura completa do Papo de Cinema. Com um amplo recorte sul-americano, o evento contou neste ano com 657 inscrições e terá premiação em dinheiro, além do Troféu Pantanal, para os melhores filmes escolhidos pelo júri oficial e pelo voto do público no Júri Popular nas categorias: melhor longa sul-americano, melhor curta sul-americano e melhor filme sul-mato-grossense. Segundo o diretor do Festival, Nilson Rodrigues, “queremos que o evento seja um espaço de encontro da melhor produção cinematográfica da América do Sul e também o ambiente para discutir os nossos mercados, as dificuldades que enfrentamos para termos acesso às nossas cinematografias. A ideia é contribuir para construir alternativas”. Confira abaixo os filmes selecionados.

LEIA MAIS
Cobertura :: 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2023)
Cobertura :: 25º Festival do Rio (2023)
Cobertura :: 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (2023)

LONGAS-METRAGENS SUL-AMERICANOS
Mais Pesado é o Céu (Brasil)
La Bruja de Hitler (Argentina)
El Visitante (Bolívia/Uruguai)
La Pampa (Peru/Chile/Espanha)
Green Grass (Chile/Japão)
Lucette (Paraguai)

Mais Pesado é o Céu

CURTAS-METRAGENS SUL-AMERICANOS
Sigma (Brasil)
Estrellas del Desierto (Chile)
Yigayo Yuwuerane (Colômbia)
Vias (Argentina)
Piedra Dura (Bolívia/EUA)
Milonga de Espino (Uruguai/Espanha)

FILMES SUL-MATO-GROSSENSES
A Outra Margem
De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos
A Dama do Rasqueado, Delinha
La Plata Ivygu: Enterros e Guardados
As Marias

Adão e Eva do Pantanal Sul
Cativo
Planuras
Cordilheira de Amora II

La Bruja de Hitler

OUTRAS ATIVIDADES
Além das mostras competitivas, o Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-americano 2023 terá duas importantes mostras paralelas, uma de animação voltada ao público infanto-juvenil e outra dedicada a filmes com temática ambiental. Além disso, o evento sul-mato-grossense contará com atividades formativas, fóruns de discussões sobre mercado de cinema e audiovisual na América do Sul, encontro com produtores e realizadores de todo continente, oficinas de roteiro, de elaboração de projetos audiovisuais e de coprodução internacional. Para todas as informações e programação completa basta acessar o site oficial do evento clicando aqui.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.