A abertura acontece às 20h, com a exibição de Pretty Sweet, do premiado diretor Spike Jonze (vencedor do Oscar de melhor roteiro por Ela), Ty Evans e Cory Weincheque. A história gira em torno de duas gangues, que na verdade não são rivais, mas muito boas no que fazem. Um registro documental de batalhas e manobras da equipe Girl & Chocolate Skateboards, com a participação dos maiores nomes do skate mundial como Eric Koston, Guy Mariano, Sean Malto, Marc Johnson, Elijah Berle, Mike Carroll, Alex Olson, Stevie Perez, Gino Iannucci, Chico Brenes, entre outros.
A programação traz uma série de curtas inéditos exibidos pela primeira vez em Santos. Destaque para MH Skate, de Toni Carlos Dias e Chico Rodrigues, que retrata a trajetória da carioca MHS, que começou de uma brincadeira de pai para filho em fazer rampas feitas com material de piscina até a fundação de um Skate Parque profissional. Também será exibido Passengers, de Tristan Zumbach, que faz uma viagem através de quatro cidades internacionais: São Paulo, Barcelona, Genebra e Londres, a fim de encontrar os skatistas locais.
O BR Skate Filme Festival promove ainda dois debates sobre o audiovisual do skate no Brasil com a presença de convidados. O primeiro acontece no sábado, dia 10, às 16h, após a exibição do filme Uni.Versus, de Renato Zokreta, um média-metragem sobre a vida e o skate que busca estimular o pensamento e resgatar a essência universal do ser através das relações humanas, com a presença do diretor e dos skatistas profissionais Daniel Marques, Leo Low e Klaus Bohms.
No domingo, dia 11, também às 16h, acontece o segundo debate após a exibição de CityZen, filme de Guilherme Guimarães, que retrata o skate como forma de intervenção urbana na cidade de São Paulo, com a presença do diretor e dos skatistas profissionais Murilo Romão e do argentino Esteban Florio. A mediação nos dois debates será feita pelo curador do festival, Anderson Tuca.
O Sesc Santos fica na rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos/SP.
(Fonte: ATTi Comunicação)