Festival de Brasília 2024 :: Drama Salomé vence a 57ª edição do evento
Publicado por
Victor Hugo Furtado
A capital federal, na noite do último sábado, 07, foi palco das premiações da 57ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2024, o mais longevo em atividade no país. Durante a cerimônia, conduzida pelas atrizes Ana Luiza Bellacosta e Gleici Damasceno, foram entregues 49 prêmios e concedidas duas menções honrosas, reconhecimentos atribuídos por júris formados por 32 profissionais de diversos segmentos do audiovisual. E, neste ano, o destaque ficou por conta de Salomé, filme de André Antônio.
Em Brasília, o drama LGBTQIAP+ garantiu seis troféus principais: Melhor Longa pelo Júri Oficial, Melhor Longa pelo Júri Popular, Atriz Coadjuvante para Renata Carvalho, Roteiro, Direção de Arte e Trilha Sonora. Salomé, que também levou os prêmio paralelos do Canal Like e da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), segue a história de Cecília, uma jovem modelo de sucesso que retorna a Recife, sua cidade-natal, para passar o natal com a mãe.
Certa noite, um vizinho que ela não vê há muito tempo, João, lhe mostra um misterioso frasco contendo uma substância verde tóxica. Cecília começa a se apaixonar por João, mas também descobre que ele está envolvido com uma estranha seita ao redor da figura de Salomé, a sanguinária princesa bíblica.
Em 2024, o Festival de Brasília recebeu mais de 30 mil pessoas em sua estrutura montada no Cine Brasília (Asa Sul EQS 106/107), em Taguatinga, Planaltina e no Gama. Com mais de 600 participantes nas atividades do Ambiente de Mercado e Conferência Audiovisual, e 180 convidados nacionais, o evento, segundo os responsáveis, “impactou a economia criativa local com a injeção de pelo menos 600 empregos diretos durante sua 57ª edição”. A seguir, fique com a lista completa de vencedores:
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS
MELHOR LONGA-METRAGEM PELO JÚRI OFICIAL: Salomé (PE), de André Antônio
MELHOR LONGA-METRAGEM PELO JÚRI POPULAR: Salomé (PE), de André Antônio
MELHOR DIREÇÃO: Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero e Luisa Lanna por Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá (MG)
Gostou do conteúdo sobre o Festival de Brasília? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br