Festival de Brasília 2024 :: Zezé Motta é ovacionada em noite de homenagem

Publicado por
Victor Hugo Furtado

A noite de abertura do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2024), no último sábado, 30, foi um marco na carreira de Zezé Motta. A atriz recebeu o Troféu Candango pelo Conjunto da Obra em reconhecimento à sua trajetória artística e militância política. No Cine Brasília (Asa Sul EQS 106/107), a veterana foi saudada com emoção pelas apresentadoras Gleici Damasceno e Ana Luiza Bellacosta e, ao subir ao palco, foi aplaudida de pé por um público caloroso. “Este prêmio é mais um incentivo para seguir esta caminhada”, declarou Zezé, visivelmente emocionada, relembrando sua incansável luta por representatividade e justiça social.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Seu discurso tocante também simbolizou um momento de reafirmação do poder do cinema como instrumento de transformação e memória coletiva. Este novo troféu, agora somado a tantas outras conquistas – como do Festival de Gramado e do Prêmio Grande Otelo – é mais uma peça em uma carreira que continua a inspirar e a resistir. Em 1976, vale lembrar, Zezé já havia conquistado o Candango pelo papel icônico em Xica da Silva, de Cacá Diegues, que se tornou um marco cultural e político.

FESTIVAL DE BRASÍLIA 2024: A HOMENAGEADA

Aos 80 anos, Zezé Motta é uma figura icônica, que iniciou sua carreira artística na música e depois se consolidou como atriz. Com uma filmografia extensa, participou de produções memoráveis, como Quilombo (1984) e Orfeu (1999). Além da telona, Zezé também deixou sua marca na televisão, com papéis importantes em novelas e séries, como Corpo a Corpo (1984) e Kananga do Japão (1989).

Zezé Motta no Festival de Brasília 2024. Foto: Humberto Araujo

FESTIVAL DE BRASÍLIA 2024: INÍCIO DA MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL

E no domingo, 01, chegou o momento da principal sessão do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, a Mostra Competitiva Nacional. A projeção da noite contou com os curtas-metragens Chibo (RS), de Gabriela Poester e Henrique Lahudee, e Maremoto (RN), de Cristina Lima e Juliana Bezerra, seguidos do longa Suçuarana (MG), de Clarissa Campolina e Sérgio Borges. A programação em todos os endereços do festival será acompanhada de trilha sonora, com DJs, saraus e rodas de samba. Vale lembrar que o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2024 segue até o dia 07 de dezembro. Ao todo, 79 filmes estão na programação.

LEIA TAMBÉM
Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024 :: Top 5 filmes mais vistos no streaming da 19ª edição
Festival de Huelva 2024 :: Filmes brasileiros são premiados no evento espanhol
Malu :: Filme brasileiro vence 2 prêmios no Festival do Cairo

Gostou do conteúdo sobre o Festival de Brasília 2024? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br