Categorias: BastidoresNotícias

Britney Federline lança campanha de financiamento coletivo para a sua estreia como cineasta

Publicado por
Marcelo Müller

Uma das mais requisitadas caracterizadoras do cinema brasileiro até 2020 (quando passou a se dedicar às áreas de roteiro e direção), primeira diretora trans da TV Globo – uma das comandantes da novela Travessia (2022) -, Britney Federline lançou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a sua estreia como realizadora de cinema. O curta-metragem Nós precisa de aporte financeiro para a segunda etapa de captação (quatro diárias na cidade de São Paulo) e finalização. Trata-se de um filme em primeira pessoa que documenta o corpo transgênero de Britney, marcado e atravessado por questões de gênero e identidade, durante a internação da artista num hospital durante a pandemia da Covid-19. O curta-metragem reflete sobre a experiência pessoal da diretora como um corpo que foge à norma no trato com a equipe hospitalar. Britney transicionou aos 22 anos e optou por não realizar cirurgias plásticas, tratamentos estéticos ou hormonais. Para quem se interessou em ajudar o filme a ser finalizado, as contribuições, a partir de R$ 50,00, podem ser feitas pelo site https://benfeitoria.com/projeto/curtametragemnos, onde você também pode encontrar as recompensas oferecidas aos padrinhos.

LEIA MAIS
Mania :: Curta de temática LGBTQIAPN+ lança campanha de financiamento coletivo
Cineasta pernambucano lança campanha coletiva para financiar estudos em Cuba
Filmes brasileiros são selecionados para financiamento da Hubert Bals Fund

Nós teve suas filmagens iniciadas em outubro de 2023, nas cidades gaúchas de Capão da Canoa e Porto Alegre, e conta com a participação especial da atriz Isabelle Nassar. Sobre a diretora Britney Federline, vale lembrar que ela foi duas vezes indicada na categoria Maquiagem e Cabelos ao Prêmio Guarani do Cinema Brasileiro, o mais abrangente prêmio oferecido pela crítica especializada do nosso país. Ela venceu em 2020 por Morto Não Fala (2019) e foi uma das finalistas em 2022 por Deserto Particular (2021). De acordo com o release enviado à imprensa, “Britney trabalhou por 15 anos como caracterizadora no audiovisual, e se apropriando de seu conhecimento, utiliza as mesmas técnicas do seu ofício para transformar cotidianamente sua corporalidade”. Bora ajudar esse projeto chegar com as condições ideias às nossas telonas?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.