Desde a última sexta-feira, 23, o BrLab realizou palestras e debates no FAM: Florianópolis Audiovisual Mercosul 2022. Considerado um dos principais laboratórios de criação e desenvolvimento de produções audiovisuais da América Latina, o projeto tratou, durante seis dias de programação, de aproximar realizadores e distribuidores de futuras obras televisivas e cinematográficas. Em meio a essa intensa movimentação, Rafael Sampaio, diretor do BrLab, conversou rapidamente com o Papo para estabelecer um balanço dessa passagem pela capital catarinense.
LEIA MAIS
FAM 2022 :: Rally Universitário cria clima de gincana na capital catarinense
BrLab :: Relação entre players e produção independente é tema de palestra em Florianópolis
A Mãe vence 29º Festival de Vitória!
Em tom positivo, Rafael tratou de esclarecer que a iniciativa “correu bem“. “Num primeiro momento, diversos projetos que chegaram não estavam condicionados a serem negociados. Vários deles foram formalizados e ficaram mais preparados para encontrar com os players“, comentou. Sampaio também fez questão de ressaltar que, além do eventos principal do BrLab que ocorre em São Paulo durante o próximo mês de novembro, diversos outros workshops regionais, como o que ocorreu no FAM, são promovidos pelo projeto. “Esse trânsito necessita de variações do nosso trabalho para que consigamos conversar com todas as vertentes criativas“.
Sobre a parceira com o Florianópolis Audiovisual Mercosul 2022, o diretor destacou a “convergência de ideias“. “Temos uma metodologia horizontal e colaborativa. Esse conceito conversa bem com a proposta dos festivais. Aqui em Florianópolis, ambos encontraram eco nessa parceria, já que nos ajudaram muito no garimpo da produção local“. Ele acrescenta: “também entendendo que esse era um momento de esforço da cidade, para trazer distribuidores e ter, de fato, um ambiente de mercado, percebemos o quão seria importante unir essas duas frentes e fortalecer ambas“.
Selecionado no Prêmio Catarinense de Cinema de 2019, o BrLab Santa Catarina conta com o patrocínio do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, do FSA – Fundo Setorial do Audiovisual e da Ancine, a Agência Nacional do Cinema. Fique ligado aqui no Papo para, em breve, mais informações sobre o programa.