20220923 brlab papo de cinema logo

A 12ª edição do BrLab, um dos principais laboratórios de desenvolvimento audiovisual da América Latina, acontecerá de 21 a 27 de novembro na cidade de São Paulo, mas também terá atividades online. E, como de costume nesses mais de 10 anos de promoção de laboratórios, workshops e atividades de formação para projetos e profissionais selecionados, o evento se preocupou com a participação do público, a ele dedicando atividades abertas e gratuitas. Neste ano não será diferente, pois os organizadores viabilizaram o BrPlot, encontro de roteiristas em parceria com a ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), e o Reach, atividade para debater questões de distribuição e audiências. O BrPlot tem foco na discussão dos processos da escrita de roteiros, bem como no fornecimento de um panorama brasileiro da atividade. Já o Reach apresenta palestras e demais encontros focados na inteligência de audiências e no compartilhamento de estudo de práticas inovadoras de distribuição e circulação de conteúdo audiovisual. Portanto, duas oportunidades excepcionais para a atividade de roteirista audiovisual.

LEIA MAIS
BrLab São Paulo divulga projetos selecionados para sua 12ª edição
BrLab 2022 :: Evento encerra participação em Florianópolis projetando atividades de novembro
BrLab 2022 :: Confira um balanço da passagem do evento por Santa Catarina

As atividades do BrPlot e o Reach acontecem de 21 a 25 de novembro, presencialmente (no endereço que conta no serviço que encerra esta matéria) e com transmissões ao vivo e tradução em de LIBRAS. Para participar presencialmente ou receber o link de transmissão, é preciso se inscrever gratuitamente aqui: brlab.com.br/programacao. Confira abaixo um resumo das atividades e não perca essa oportunidade.

20220929 brlab banner
Foto: Daniel Guilhamet.

SEGUNDA-FEIRA – 21/11
17h: Roteiristas fora da lei – A importância de ouvir os criadores na atualização legislativa
MESA BrPlot
Local: CPF – SESC-SP
Parlamentares da Frente Mista do Audiovisual e relatores de projetos de lei diretamente ligadas ao ofício de autores roteiristas em tramitação no Congresso Nacional apresentam demandas e expõem como a desatualização das normas legais tem impacto direto na qualidade das obras audiovisuais do país.

19h30: Narrativas decoloniais: histórias e audiências
MESA DE ABERTURA OFICIAL Reach / BrPlot / BrLab 2022
Local: Espaço Itaú de Cinema
Muito se fala sobre a importância da construção de narrativas não-hegemônicas e circulação de histórias que representem diferentes perspectivas para que múltiplos imaginários possam ser constituídos e, também, para que diferentes audiências possam ser atingidas em um mercado cada vez mais nichado e segmentado. Como estimular narrativas que representem diferentes visões ou revisões históricas, como vincular as narrativas com os modos de produção e o que pode estar por trás dessa demanda da indústria?

TERÇA-FEIRA, dia 22/11
17h Masterclass Xenia Rivery
MESA BrPlot e Spcine
Local: CPF- SESC-SP
A maioria dos fundos e espaços que possibilitam a entrada no mercado audiovisual baseiam-se na avaliação de outros documentos que não são o roteiro. Por isso, roteiristas e criadores de audiovisual devem exercitar e aprimorar a escrita dos textos e das formas sobre as quais os filmes são avaliados e apresentados. Um desses documentos, talvez o mais importante de todos, é o Argumento. O que é um Argumento, como se escreve e para que serve? Quais são as falhas mais comuns na escrita e apresentação de argumentos?

19h: Iana Paro entrevista Eliseo Altunaga
MESA BrPlot
Local: CPF – SESC-SP
A roteirista Iana Paro faz uma entrevista pública com o roteirista, consultor e professor Eliseo Altunaga. Os dois irão conversar sobre o ofício de roteirista, técnicas de trabalho, ensino e script doctoring a partir da experiência de ambos como autores e docentes na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños (Cuba) e em diversas outras instituições.

QUARTA-FEIRA, dia 23/11
17h: Talentos à vista
MESA BrPlot
Local: CPF – SESC-SP
Especialistas em lidar com roteiristas debatem sobre as melhores práticas de seleção de projetos e contratação de talentos para ajudar você a não transformar a sua rodada em uma roubada de negócio.

19h: Relacionamento Aberto ou Casamento? Boas Práticas para o romance entre roteiristas e produtoras não virar um filme de terror
MESA BrPlot
Local: CPF – SESC-SP
Boas Práticas para o romance entre roteiristas e produtoras não virar um filme de terror. Redatores do Manual de Boas Práticas da Abra debatem a relação entre roteiristas, produtores e demais entes da cadeia de produção para garantir uma relação de trabalho saudável e justa entre as partes, peça-chave para a qualidade do produto final. 

SEXTA-FEIRA, dia 25/11
17h: Fora do Eixo- Na era do home office, existe pluralidade regional de roteiristas nas produções do país?
Mesa BrPlot
Local: CPF – SESC-SP
Heads de desenvolvimento e roteiristas que conseguiram furar a bolha debatem quais as melhores formas de encontrar novos talentos e como as entidades do audiovisual podem contribuir para valorizar roteiristas de várias regiões do Brasil.

19h: Cabeça de Nêgo – experiências inovadoras de distribuição e design de audiências
MESA Reach, Industry Academy e Workshop Design de Audiências
Local: CPF – SESC-SP
O filme Cabeça de Nêgo, estreia no longa-metragem do cineasta Déo Cardoso, foi eleito melhor filme de 2021 pela Abraccine (Associação Brasileira de Crítica de Cinema) e pela APCA (Associação Paulista de Crítica de Arte) e premiado nos principais festivais e eventos do país. O filme também realizou ações de distribuição de impacto e design de audiência e foi contemplado pelo Göteborg Film Fund, na categoria Distribuição Inovadora. A mesa reunirá o diretor, a produtora, o fundo internacional e a equipe responsável pela distribuição e design de audiência para apresentar os resultados.

20200127 cabeca de nego papo de cinema banner
Cabeça de Nêgo

SERVIÇO
12º BrLab, BrPlot e Reach
www.brlab.com.br
21 a 25 de novembro – São Paulo
Centro de Pesquisa e Formação (CPF) – SESC-SP / Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – 4o andar – Bela Vista / Espaço Itaú de Cinema Augusta / Rua Augusta, 1470 – Consolação

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *