BrLab 2023 :: Telenovela, práticas profissionais e direitos autorais são temas de debates

Publicado por
Marcelo Müller

Nesta terça-feira, 22, o BrLab 2023 promove três mesas de discussão super importantes para pensar a produção audiovisual no Brasil. A partir das 15h30, o assunto será O colaborador na telenovela brasileira. Os convidados vão discutir em torno do perfil exigido atualmente dos profissionais roteiristas que trabalham em equipes de telenovelas, algo muito definidor num país como o Brasil, que tem uma tradição enorme nesse formato. Em seguida, às 17h30, será a vez de Boas práticas da sala de roteiro, mesa que pretende colocar em evidência questões como creditação e critérios profissionais constantes no manual elaborado pela ABRA, a Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Será que essas diretrizes são sempre seguidas pelos profissionais? Por fim, a partir das 19h30 a discussão girará em torno da pauta Direitos de Autores: a importância da união dos criadores do Audiovisual. Numa realidade como a nossa, ditada pelo surgimento de novas ferramentas de disseminação e visualização audiovisual, é preciso uma constante ponderação sobre remunerações e outras questões de ordem. Confira logo abaixo as sinopses das atividades, bem como os convidados que estarão em cada uma delas.

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Os interessados podem participar de forma presencial, no Centro de Formação e Pesquisa do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285), em São Paulo. As inscrições devem ser feitas através do link oficial. As atividades serão transmitidas ao vivo no canal do YouTube do BrLab.

MESA: O colaborador na telenovela brasileira
15h30 – 17h – (ver no YouTube)
Com: Aimar Labaki, Ceci Alves, Ecila Pedroso e Mario Viana. MEDIAÇÃO: Valéria Pacheco Motta (ABRA)
Sinopse: Como é o trabalho do roteirista colaborador de telenovela? Que habilidades ele precisa ter? Este autor-roteirista não é tão somente um dialoguista. É um criador que precisa escrever com muita rapidez, atender as demandas da produção e ter um olho na audiência. É uma escrita esquizofrênica que exige capacidade de organização e sensibilidade para escrever seguindo a mão do autor principal. É um trabalho exaustivo que dialoga sempre com o grande público. E como é escrever novela no streaming e na tv aberta? Este processo de escrita em escala industrial que pode chegar a mais de 200 capítulos tem muitas particularidades e vive se reinventando – mas a base será sempre o melodrama. A mesa é parte do BrLab 2023 e realizada através de parceria entre BrLab e ABRA.

MESA: Boas práticas da sala de roteiro
17h30 – 19h (ver no YouTube)
Com:
Gabriel Brugni, Letícia Bulhões Padilha e Michel Carvalho. MEDIAÇÃO: André Mielnik
Sinopse: Um autor- roteirista pode exercer diferentes funções no desenvolvimento de um projeto/trabalho audiovisual. São funções com responsabilidades e remunerações distintas e que devem seguir uma ordem de creditação. Estes critérios estão bem estabelecidos no manual da ABRA – que nem sempre são respeitados pelo mercado. Boas práticas são fundamentais para o fortalecimento do audiovisual, por isso é importante entender como este manual foi construído e como ele deve balizar as relações profissionais. Nesta mesa, dois roteiristas vão falar das funções que exerceram em salas de roteiro e o quanto ainda temos que lutar para que direitos básicos de um autor roteirista sejam respeitados. A mesa é parte do BrLab 2023 e realizada através de parceria entre BrLab e ABRA.

MESA: Direitos de Autores: a importância da união dos criadores do Audiovisual
19h30 – 21h (ver no YouTube)
Com:
 Fernando Coimbra e Thiago Dottori. MEDIAÇÃO: Paula Vergueiro
Sinopse: No atual contexto de inovações tecnológicas na produção e circulação das obras audiovisuais e com a recente greve dos sindicatos dos roteiristas e dos atores americanos, o tema dos direitos dos criadores nunca foi tão discutido. A legislação brasileira está preparada para responder aos novos desafios? Quais as estratégias dos criadores para lidarem com as plataformas digitais, o uso de ferramentas de inteligência artificial generativa e suas implicações no mercado de trabalho?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.