Já vai começar! Programado para iniciar nesta terça-feira, 01, e seguir até a próxima segunda-feira, 07 de outubro, na cidade de São Paulo, o BrLab 2024 revelou sua programação aberta ao público. Nesse ano, o Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais contará com seis mesas de debate no Sesc 24 de Maio (R. 24 de Maio, 109 – República) e no Espaço Augusta de Cinema (R. Augusta, 1475 – Consolação) para os interessados em conferir o evento.
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Segundo revelado pelos responsáveis, o BrPlot seguirá sua proposta inicial de “promover uma programação aberta ao público com renomados roteiristas e diretores do Brasil e do exterior. As atividades do BrLab são centradas na discussão de temas, abordagens e conceitos importantes da roteirização e desenvolvimento de personagens, bem como em fornecer um panorama do mercado de roteiristas no Brasil”.
A curadoria e realização é assinada por Rafael Sampaio, André Mielnik e Valéria Motta, em parceria com a ABRA: Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Vale lembrar que os registros das mesas com interpretação em Libras serão disponibilizados online para todos pelo canal do BrLab no YouTube.
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Com 14 anos de trajetória, o BrLab recebe projetos de toda a América Latina, Península Ibérica e Itália, promovendo diferentes oficinas e encontros internacionais em sua programação. O objetivo do BrLab é contribuir para o desenvolvimento criativo e econômico do setor audiovisual, acelerando talentos e projetos através de diversas ações. Segundo levantamento dos responsáveis em 2024, ao menos 53 filmes que passaram pelo projeto foram produzidos e lançados. A seguir, fique com a programação:
ESPAÇO AUGUSTA DE CINEMA
01/10 | Terça-Feira | 19h30 às 22h
Empoderadas: narrativas e trajetórias para uma história do cinema conosco (Abertura do 14º BrLab)
Mesa realizada em parceria com o coletivo +Mulheres.
Palestrantes: Ana Julia Travia (cineasta), Lilian Solá Santiago (documentarista, produtora e professora de cinema) e Renata Martins (autora e diretora)
Mediação: Aída Bueno Sarduy
Proposta: Há uma grande e desconhecida produção de filmes negros, tanto no Brasil quanto em muitos países do continente africano, da América Latina e do Caribe. Existem profissionais cujas obras e trajetórias por muito tempo foram deixadas de lado da história do cinema e dos acervos oficiais de vários países. Há uma obra densa, diversa e paradoxalmente ignorada, o chamado cinema negro, que se refere a homens e mulheres negros que deveriam ser conhecidos e reconhecidos por suas contribuições à cultura audiovisual. Se a história foi e ainda é muito estreita, excludente e racista para se abrir a outras existências e geralmente muito autoritária para admitir suas fragilidades e sua irracionalidade, o que pode ser feito como reparação e o que podemos nos perguntar diante disso, neste momento?
SESC 24 DE MAIO
02/10 | Quarta-Feira | 17h às 19h
Roteiro de Reality: um mundo de especificidades
Palestrantes: Ana Ono (roteirista), Renata Ferreira (roteirista) e Jéssica Reis (roteirista)
Moderação: Valéria Motta
Proposta: Reality, muitas vezes, é definido como “not scripted”, mas isto não quer dizer que reality não tenha roteiro. O trabalho de roteirista de reality é intenso e cheio de especificidades. São muitos formatos – sejam eles adaptados ou originais – e que englobam uma série de profissionais. É produção de conteúdo, pesquisa, assistência de roteiro, roteiro de pós-produção. Reality tem gênero, tema, estratégia, conflito, drama, tensão e humor.
03/10 | Quinta-Feira | 16h à 18h
Inteligência Artificial: modos de uso
Palestrantes: Jotagá Crema (roteirista e professor) e André Mielnik (roteirista, produtor e atual presidente da ABRA)
Moderação: Fernanda de Capua
Proposta: A inteligência artificial está impactando a forma de escrever e trabalhar no audiovisual. É uma ferramenta poderosa e desafiadora que está em constante evolução. A IA Generativa, para o roteirista, pode ser um ponto de partida para uma ideia, nunca um ponto de chegada. A capacidade de fabulação é do DNA humano.
03/10 | Quinta-Feira | 18h30 à 20h30
Masterclass de Eliseo Altunaga
Moderação: Thiago Dottori
(Mesa em espanhol com tradução simultânea)
Proposta: Eliseo Altunaga é um dos maiores professores de roteiro, assessor e roteirista de importantes filmes recentes produzidos na América Latina. O mestre cubano, que por muitos anos coordenou a cátedra de roteiro da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, foi entrevistado por Júlio César Rojas em um livro sobre roteiro publicado pelo BrLab em 2018. A partir dessa publicação, o roteirista Thiago Dottori conversa com Eliseo Altunaga sobre teoria e prática de roteiro audiovisual, sobre criatividade, exercícios e desafios comumente enfrentados por roteiristas iniciantes e experientes. Uma aula de roteiro através do encontro e diálogo entre gerações.
04/10 | Sexta-Feira | 15h à 17h
Sustentabilidade na Indústria Audiovisual
Coordenação e moderação: Ariene Ferreira
Palestrantes: Cris Miotto (produtora), Minom Pinho (produtora) e Irina Neves (produtora)
Proposta: Compartilhar suas experiências e visões de como incorporar, de forma prática, ações socioambientais na cadeia de produção, desde a etapa de desenvolvimento dos projetos. É possível adotar novos hábitos, serviços e produtos mais sustentáveis sem perder qualidade na produção audiovisual?
04/10 | Sexta-Feira | 17h30 à 19h30
Reach 2024: Coprodução, Distribuição e Vendas
Moderação: Lidia Damatto
Palestrantes: Gabor Greiner (Films Boutique), Letícia Friedrich (Vitrine Filmes), Justin Pechberty (Les Valseurs) e Thiago Macêdo Correia (Filmes de Plástico)
(Mesa com tradução simultânea Inglês – Português)
Proposta: Nos últimos anos o setor audiovisual tem passado por profundas transformações decorrentes de novos hábitos e janelas de consumo, tecnologias convergentes e pela crise do sistema exibidor tradicional, especialmente após a pandemia. O que vemos também nos últimos anos são empresas de distribuição e vendas internacionais cada vez mais produzindo e co-produzindo os filmes que irão distribuir e vender, e por outro lado, produtoras que começam a distribuir os filmes que produziram. O que pode explicar essa tendências, quais vantagens e desvantagens nesses modelos de negócios?
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
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