Assim como o Papo de Cinema, o BrLab também está presente no FAM: Florianópolis Audiovisual Mercosul 2022. Considerado um dos principais laboratórios de criação e desenvolvimento de produções audiovisuais da América Latina, o projeto está realizando palestras e debates desde a última sexta-feira, 23. Com 24 trabalhos selecionados no festival, nesta segunda, 26, o destaque ficou por conta da relação, cada vez mais intensa, dos cineastas independentes com as grandes plataformas de streaming. Intitulado A Relação dos Produtores Indies com os Players, o encontro contou com a presença de Marcia Vinci, sócia e produtora da Coiote Produções, e foi mediado por Rafael Sampaio, diretor do BrLab.
LEIA MAIS
16º CineBH :: Projeto em desenvolvimento, A Onça vence o Brasil CineMundi
A Mãe vence 29º Festival de Vitória!
Inffinito Film Festival 2022 :: Medida Provisória é o grande vencedor
Um dos temas da atividade tratou da exclusividade de realizadores com distribuidoras e produtoras. Segundo Marcia, para “quem acredita em seu projeto“, o importante é “abrir o leque“. “Se você quer que aconteça, é melhor não optar por privilégios. Eu daria essa dica pros principiantes“. Questionada sobre a relevância do BrLab se fazer presente pela primeira vez em Santa Catarina, Vinci ressaltou o fomento do mercado local. “Agora é hora de enxergarmos e conhecermos melhor esse espaço. Até o final do FAM, vou fazer algumas rodadas e conhecer vários autores que não conheceria“. Ela segue: “é isso, estamos aqui, circulando, conhecendo pessoas e buscando dar voz e abertura para os novos talentos desse Estado“, conclui.
Em outro trecho da reunião, Rafael mencionou “as pontes que o BrLab está construindo“. “Já temos vários projetos dispostos nos quais nos interessamos ao redor do Brasil. Mais de 40 longas. A gente sempre vê nossa iniciativa ganhando força e campo“. Ele prossegue: “já falei em outros momentos que esse trabalho desenvolvido não é um processo de formação profissional, mas sim uma ferramenta que vai servir para garimpar habilidades e conhecimentos para a vida toda de quem participa. Não é só a realização dos projetos que visamos“.
Selecionado no Prêmio Catarinense de Cinema de 2019, o BrLab Santa Catarina conta com o patrocínio do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, do FSA – Fundo Setorial do Audiovisual e da Ancine, a Agência Nacional do Cinema. Vale lembrar que o BrLab seguirá atuando nos últimos dias do FAM 2022. Nestas terça, 27, e quarta, 28, ocorrerão rodadas de negócios com possíveis parceiros que encerrarão a participação do grupo na capital catarinense. Fique ligado aqui no Papo para, em breve, mais informações.