Acaba de desembarcar no Brasil a HQ BRZRKR, projeto de grande sucesso nos EUA que vendeu mais de 600 mil cópias, se tornando o segundo quadrinho mais procurado por lá, atrás apenas de Star Wars #01. Neste momento, o leitor do Papo de Cinema pode estar pensando e se perguntando: “Ok, nunca ouvi falar. Aliás, o que quadrinhos estão fazendo no site?” Acontece que a publicação é escrita por ninguém menos que o astro hollywoodiano Keanu Reeves, mostrando uma outra faceta artística do ator. Disponibilizada pela Panini, a revista terá três volumes publicados ao todo, possui roteiro feito por Reeves ao lado de Matt Kindt e com a arte de Ron Garney. O responsável pela ilustração de capa é o brasileiro Rafael Grampá, que já participou de outros projetos da Marvel e DC Comics.
LEIA MAIS
“Cinemas nem existiriam mais sem os filmes da Marvel”, diz Jared Leto
Banda Sofá a Jato promove evento cinematográfico gratuito em Porto Alegre
Tainá e a Flecha Azul :: Filme animado da jovem indígena começa a ser produzido
A trama de BRZRKR segue um meio homem e meio Deus, amaldiçoado e compelido à violência. Este é o sujeito conhecido simplesmente como Berzerker. Mas depois de vagar pelo mundo por milênios, pode finalmente ter encontrado um refúgio, trabalhando para o governo dos EUA ao travar batalhas violentas e perigosas demais para qualquer outra pessoa. Em troca, receberá a única coisa que deseja: a verdade sobre sua existência infinita encharcada de sangue e como acabar com ela. As HQs podem ser adquiridas através de compra avulsa, livrarias e lojas especializadas.
O lançamento de BRZRKR nos dá a possibilidade de explorar uma área poucas vezes lembrada. Afinal, quais outros profissionais do audiovisual também se aventuram pelo campo da escrita? Vamos recordar alguns começando por terras brasileiras e, em seguida, astros de Hollywood, tal qual Reeves. Confira abaixo o apanhado:
Fernanda Torres
A filha de Fernanda Montenegro já tem dois livros lançados: Fim e Sete Anos. Fim foi lançado em 2013 e conta a história de cinco amigos cariocas: Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro e suas mais distintas experiências na vida, no casamento, no trabalho, entre outros planos. Já Sete Anos é de 2014 e reúne crônicas de Fernanda feitas para as revistas Piauí e Veja Rio, além do jornal Folha de S.Paulo, com assuntos que giram em torno de política, cinema, teatro e cotidiano.
Miguel Falabella
O nosso eterno Caco Antibes, de Sai de Baixo (1996-2013), nunca negou que além de ator e diretor, sempre gostou de dar seus rabiscos. Ele escreveu alguns livros que ganharam visibilidade, dentre eles o mais recente Vivendo em Voz Alta.
Maitê Proença
A musa dos anos 1980 já lançou seis livros, entre 2005 e 2015. Entre Ossos e a Escrita foi a primeira publicação da atriz, autora e diretora. O livro é uma reunião de suas crônicas que já haviam sido publicadas na revista Época em 2003 e 2004.
Maria Ribeiro
A atriz e apresentadora lançou o livro de crônicas Trinta e Oito e Meio, em 2015. O conteúdo da publicação varia em torno de reflexões, desabafos e muito senso de humor que acaba nos guiando pela sua vida.
Tom Hanks
O astro vencedor de dois Oscars encabeça a lista do hemisfério norte. Ele lançou seu primeiro livro em outubro de 2017, Tipos Incomuns, uma coletânea de contos. Sucesso de público e crítica, o autor explora em sua primeira obra de ficção uma coletânea de histórias, com grande afeição e humor, a condição humana e todos os seus defeitos.
Hugh Laurie
O astro de Dr. House (2004-2012) se aventurou nas linhas com O Vendedor de Armas, seu primeiro romance, mas há previsão de novos livros. Inclusive, no Brasil, foi usada a imagem do próprio astro na capa, contrastando com a arte original.
James Franco
O indicado ao Oscar possui Palo Alto, uma publicação de histórias curtas. Seu interesse na literatura é tão sério que o rapaz estudou escrita criativa pela Universidade da Califórnia e agora busca seu Phd na área.
David Duchovny
O intérprete de Fox Mulder, em Arquivo X (1993-2018), lançou em 2016 a fábula animal Holy Cow.
Hillary Duff
Provavelmente você já ouviu falar de Elixir, de 2010. O livro da atriz segue Clea Raymond, uma fotojornalista que frequenta lugares exóticos.
Ethan Hawke
O pai de Maya Hawke é responsável por The Hottest State que, inclusive, se tornou filme: Um Amor Jovem (2006).
Viggo Mortensen
Canciones de Invierno não poderia ficar de fora. A obra é idealizada pelo ator poliglota três vezes indicado ao Oscar. O livro possui fotografias e poemas.