Categorias: CelebridadesNotícias

Burt Young, ator indicado ao Oscar, morre aos 83 anos

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Uma das estrelas da saga Rocky nos deixou nos últimos dias. Burt Young, ator norte-americano, faleceu aos 83 anos. Anne Morea Steingieser, sua filha, confirmou a morte do artista – que aconteceu no dia 08 de outubro – ao The New York Times. Entretanto, a causa do óbito não foi revelada. Com mais de 100 créditos em projetos cinematográficos/televisivos e uma indicação ao Oscar, Burt dedicou cinco décadas de sua vida à interpretação. Relembre destaques de sua carreira abaixo.

LEIA MAIS
Suzanne Somers, estrela de Um é Pouco, Dois é Bom e Três é Demais, morre os 76 anos
Piper Laurie, estrela de Twin Peaks e Carrie: A Estranha, morre aos 91 anos
Ícone do cinema iraniano, diretor Dariush Mehrjui é assassinado a facadas

Gerald Tommaso DeLouise nasceu no bairro do Queens, na cidade de Nova York, nos EUA, em 1940. Descendente de italianos, serviu no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA de 1957 a 1959. Enquanto estava no exército, lutou boxe regularmente. Decidido a se tornar ator, estudou interpretação com Lee Strasberg, no Actors Studio, em sua cidade natal. Em 1969, aos 28 anos, estreou na TV participando da série The Doctors. No cinema, estreou em Carnival of Blood (1970). A partir daí, começou a se estabelecer em Hollywood interpretando, geralmente, ítalo-americanos da classe trabalhadora. Em 1974, chegou a integrar o premiado Chinatown, no papel de Curly.

Dando sequência ao mesmo estilo de personagens, o sucesso lhe alcançou em 1976, quando foi escalado para viver Paulie Pennino em Rocky: Um Lutador. Na trama, ele é o ranzinza, e ao mesmo tempo malandro, irmão de Adrian (Talia Shire), namorada do icônico personagem-título vivido por Sylvester Stallone. Por sua participação na popular aposta vencedora do Oscar de Melhor Filme, chegou a ser indicado à estatueta da Academia na categoria Melhor Ator Coadjuvante. Nas décadas seguintes, Burt continuou a participar das inúmeras sequências do longa que o projetou. Inclusive, ele é um dos quatro atores (os outros três são Stallone, Stu Nahan e Tony Burton) que apareceram em todos os seis primeiros títulos da franquia Rocky. Porém, Young não reprisou seu papel na saga Creed, iniciada em 2015. O personagem foi descrito como tendo morrido em 2012.

O ator também chegou a participar de outras empreitadas famosas, como o filme Era uma Vez na América (1984) e as séries Miami Vice, em 1984, Law & Order, em 1997, e Família Soprano, em 2001, mas sem o mesmo destaque das parcerias com Stallone. Há, pelo menos, quatro longas com Burt a serem lançados nas próximas temporadas: Way of the Warriors, All In, Asleep at the Wheel e Street Justice, respectivamente, três dramas e um filme de ação. Em seu perfil do Instagram, Stallone lamentou a morte do colega: “meu querido amigo, você era um homem e artista incrível, eu e o mundo vamos sentir muito a sua falta“.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br