No dia 21 de outubro de 2021, chega aos cinemas o drama cearense Cabeça de Nêgo (2020), destaque em festivais como a Mostra de Tiradentes, o Olhar de Cinema, a Mostra Zózimo Bulbul e o Cine Ceará. Neste último, venceu os troféus Mucuripe de melhor longa-metragem pelo júri oficial na Mostra Olhar do Ceará, e melhor longa cearense pela Associação de Críticos de Cinema do Ceará.
O diretor Déo Cardoso apresenta a história de Saulo (Lucas Limeira), um estudante do Ensino Médio, vítima de ataques racistas dentro da sala de aula. Quando vai à diretoria, é acusado de tumultuar o colégio, enquanto o agressor não sofre qualquer punição. Saulo decide iniciar uma greve de fome, permanecendo dentro da escola e noticiando os abusos via Internet até que medidas concretas sejam tomadas. Dia após dia, o pequeno caso do estudante ganha os holofotes e se torna uma questão de política de Estado.
LEIA MAIS
Cabeça de Nêgo :: “Quando o filme for lançado, sei que vou receber porrada”, antecipa Déo Cardoso
23ª Mostra de Tiradentes :: Cabeça de Nêgo traz cinema adolescente politizado e de qualidade
Segundo a crítica do Papo de Cinema, “talvez este seja o principal mérito do catártico Cabeça de Nêgo: ele utiliza a linguagem adolescente para expor um cenário sociopolítico complexo, ainda que representado por figuras arquetípicas (o político corrupto, o diretor racista, o marginal etc.)”. O diretor completa, em comunicado à imprensa: “Meus filmes buscam expressar inquietações, questionamentos e sentimentos que determinados contextos sociais me despertam. Faço filmes para refletir os temas abordados e para compartilhar sensações em relação a eles. Através dos filmes, não busco dar respostas, mas sugerir questionamentos e convidar as pessoas para se divertirem e refletirem comigo”.
Com distribuição da Corte Seco Filmes, o projeto discute as maneiras passadas e presentes de combater o racismo estrutural, inspirando-se em ativistas dos direitos civis como Angela Davis, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Amílcar Cabral, Abdias do Nascimento, Marielle Franco, Martin Luther King, Carolina de Jesus, Fred Hampton, Malcolm X e Nelson Mandela. O elenco é completado por Nicoly Mota, Larissa Góes, Val Perré e Jéssica Ellen.
Confira abaixo, em exclusividade, o belo cartaz oficial de Cabeça de Nêgo. O slogan dialoga diretamente com nossos tempos de crise: “Quando nada vai bem, é preciso reagir”.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário