Criado para celebrar a presença feminina nas mais diversas partes da cadeia audiovisual, o Cabíria Festival chega em 2024 à sua sexta edição – ele vai acontecer na cidade de São Paulo de 18 a 24 de julho. A programação inteiramente gratuita contará com a exibição de 31 produções, entre curtas e longas-metragens, atividades formativas e encontros com cineastas. A projeções acontecerão na telona do CineSesc (Rua Augusta, 2075), enquanto a programação paralela acontecerá no auditório da ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123). E, repetindo a estratégia de expansão dos últimos anos, o evento também terá uma versão on-line (igualmente gratuita) disponível na plataforma de streaming Spcine Play até o dia 04 de agosto. A curadoria dos filmes é assinada pela pesquisadora e distribuidora Letícia Santinon e pela jornalista e doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais (ECA/USP) Mariana Queen Nwabasili. De acordo com o material enviado à imprensa, elas buscaram exemplares que “questionem se o presente superou perspectivas ditatoriais, colonialistas e suas hierarquias autorais que estabeleceram canonizações excludentes, levando a uma programação que inclui filmes de ficção, documentário e obras que friccionam de maneira inventiva os limites entre essas instâncias”.
LEIA MAIS
– Festival de Gramado 2024 :: Motel Destino será o filme de abertura da 52ª edição
– 13º Olhar de Cinema :: Confira a lista de vencedores do Festival Internacional de Curitiba 2024
– Cobertura :: 18º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero (2024)
A abertura, no dia 18, contará com a exibição dos curtas-metragens Ôri (1989) e Abá (1992), da diretora Raquel Gerber, ambos com montagem de Cristina Amaral, a cineasta celebrada desta edição. Já a sessão de encerramento, no dia 24, terá a projeção da obra Terminal Norte (2021), média-metragem da cineasta argentina Lucrecia Martel. Na ocasião, também serão conhecidas as vencedoras do 9º Prêmio Cabíria de Roteiro na seara dos longas-metragens. A felizarda passará a integrar a cobiçada Rede de Talentos do Projeto Paradiso, instituição de promoção do audiovisual brasileiro. “É emocionante ver o Prêmio Cabíria chegar a sua 9a Edição e, com isso, ter tantas obras com roteiros premiados nas telas e em produção. Tão empolgante quanto é observar um festival que nasceu de um prêmio e valoriza as narrativas audiovisuais, suas autorias e expressividades diversas, crescer e criar raízes no calendário brasileiro”, diz Marília Nogueira, idealizadora do Cabiria Prêmio de Roteiro e correalizadora do festival. Para conferir a programação completa, basta clicar aqui.
Entre os filmes confirmados no Cabíria Festival 2024 estão Fernanda Young: Foge-me ao Controle (2024), de Susanna Lira; e o documentário Histórias que Nosso Cinema (Não) Contava (2017), de Fernanda Pessoa. Além deles, será também exibida a versão restaurada de Sambizanga (1972), da célebre cineasta francesa Sarah Maldoror (1929-2020).
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Misericórdia - 15 de janeiro de 2025
- Extermínio: A Evolução :: Cillian Murphy estará no filme 3 da saga? Produtor responde e acaba com o mistério - 15 de janeiro de 2025
- Neil Gaiman :: Surgem novas acusações de abuso sexual contra o autor de Sandman. Ele se defende - 15 de janeiro de 2025
Deixe um comentário