20210114 warner universal papo de cinema

Boatos circulavam nos corredores no mercado brasileiro sobre uma possível parceria em nosso território entre as gigantes Warner Bros. e Universal Pictures. Nesta segunda-feira, o Portal Exibidor noticiou que realmente há algo em curso, principalmente porque o CADE, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, deu parecer favorável à solicitação das empresas para que o grupo AT&T, controladora da Warner Bros, licencie filmes da Universal por aqui. A operação precisou passar pelo órgão administrativo por conta das dúvidas suscitadas a respeito de um desequilíbrio de mercado oriundo de tal junção, uma vez que elas são empresas concorrentes. Ainda não há maiores informações a respeito de como poderia funcionar esse elo, especificamente dentro de qual modelo de negócio.

LEIA MAIS
Governo federal reabre licitação importante à Cinemateca Brasileira
Situação da Cinemateca Brasileira possivelmente muda após saída de ministro do Turismo
Ministério do Turismo assume temporariamente a administração da Cinemateca Brasileira

Uma aposta forte é que essa movimentação teria a ver com a inclusão dos filmes das Universal no catálogo do HBO Max, serviço da AT&T que ainda não tem previsão para começar a operar no país. Mas, no documento publicado pelo CADE – que você pode acessar aqui – fica claro que o acordo permite o sublicenciamento da Warner aos cinemas dos filmes que tiverem o selo da Universal. Para justificar a ação, as empresas afirmaram que tal medida serve para amenizar os prejuízos decorrentes dos efeitos da pandemia do Covid-19, bem como as consequências deles a médio e longo prazos. Além disso, citaram que esse tipo de negócio é bastante costumeiro, na verdade, citando outras joint-operation (negócio conjunto) como Warner-Fox e mais recentemente, antes de uma adquirir a outra, a Fox-Disney. Vamos ficar de olho para ver, na prática, o que isso significa.

20200311 007 sem tempo para morrer papo de cinema banner
“007 Sem Tempo para Morrer” pode ser um dos filmes “afetados” pelo acordo
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *